Curitiba, 20 de julho de 2017

Workshop irá abordar acesso à informação com gestores de bases de dados da Prefeitura

27/05/2015

A Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT) e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) promovem, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), um workshop para contextualizar, situar e explicar a situação da política de dados abertos no mundo, no Brasil e em Curitiba.

O curso é voltado para os gestores das bases de dados e de TI de secretarias e órgãos da administração municipal e buscará deixar claro o papel desses profissionais na missão de disponibilizar as informações sob sua governabilidade, respondendo pela qualidade das mesmas e zelando pela exatidão, acessibilidade, frequência de atualização e atendimento às normas legais no processo.

Desde outubro de 2014, a capital paranaense conta com regras definidas para a Política de Dados Abertos do Município. O decreto 1024/2014 estabelece parâmetros para que informações de órgãos públicos municipais – da administração direta, indireta e autarquias da Prefeitura – sejam colocadas à disposição da sociedade de maneira cada vez mais acessível. O objetivo é simplificar a publicação de dados para que qualquer interessado possa utilizá-los da maneira como desejar, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. A norma complementa-se ao regramento estabelecido nacionalmente pela Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

“A gestão de Curitiba entende que as informações que estão sob a guarda do Município são públicas e devem estar disponíveis a toda a sociedade, resguardados o direito à privacidade e à necessidade de sigilo, que devem seguir critérios muito bem definidos na regulamentação”, diz o secretário de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda.

O workshop será oferecido a duas turmas de gestores e chefes de núcleo de TI, com duração de 4 horas para cada um dos grupos. Além de Miranda, estão programadas palestras de Stephan Garcia, do Open Brazil – Code for Brazil, grupo que auxilia governos a adotar tecnologias na web; Liliane Correa, do Imap; e Bruno Gonçalves de Lara, da SIT.

Workshop Dados Abertos

Data: 28 e 29 de maio

Horário: 14h às 18h.

Local: Centro de Educação Permanente Parque Barigui – Salão do Lago.