Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 21 de outubro de 2017
   

Prefeitura e UFPR fecham parceria para atividades de atletismo

19/04/2017
capa

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) fecharam parceria para a realização de atividades de atletismo de iniciação esportiva e para o treinamento da equipe permanente de Curitiba no campus do Centro Politécnico.

“Essa parceria vai beneficiar 75 crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de treinar em uma pista de nível internacional e com uma estrutura ampla para o desenvolvimento de diferentes modalidades de atletismo”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. 

Inaugurada em dezembro de 2016, a pista de atletismo da UFPR recebeu nível 2 (A2) pela Associação Internacional Federações de Atletismo, o que a torna apta para receber competições estaduais, nacionais, sul-americanas e pan-americanas.

“É um espaço excelente para os atletas e nos permite realizar treinos próximos da realidade de uma competição. Com certeza é mais um avanço na preparação da equipe para disputar campeonatos estaduais e nacionais”, destacou o atleta Victor Rodrigues Leite, de 17 anos, atual campeão brasileiro sub-18 de decatlo.

O primeiro treinamento no espaço aconteceu nesta quarta-feira (19/04) e já serviu de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que será realizado no dia 28 de abril, em Porto Alegre. Dois atletas da seleção permanente de Curitiba vão disputar a competição: Victor Rodrigues Leite (dardo e 100m rasos) e Luiz Gustavo Gaioves (salto em altura e 110m com barreiras).

O Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo vale vaga para ingressar na seleção brasileira de atletismo que irá disputar o Mundial de Atletismo da categoria, em Nancy, na França, em junho.

“Por meio da equipe permanente temos a oportunidade de disputar diversas competições importantes e representar nossa cidade. A expectativa é conseguir bons resultados e obter o índice para disputar o Mundial”, disse Victor Rodrigues.

Equipe permanente

Desde o início de 2017, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude retomou o trabalho de implantação de equipes permanentes, que buscam o desenvolvimento de jovens revelações e oportunizam aos participantes disputar competições chanceladas por federações e confederações.

Atualmente, a Prefeitura tem equipes permanentes nas modalidades de atletismo, basquete, judô, ginástica rítmica, vôlei de praia, futsal, tênis de campo, ciclismo e xadrez, sendo que todos os atletas iniciaram as trajetórias no esporte a partir dos projetos de contraturno promovidos pela Prefeitura nas escolas municipais e nos Centros de Esporte e Lazer (CEL).

 

 

Imprimir | Voltar