Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 15 de dezembro de 2017
   

FAS intensifica o número de atendimento à população de rua

19/04/2017
capa

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Curitiba intensificou as ações de abordagem social à população em situação de rua, dando encaminhamento e acolhida para essas pessoas. Com o maior número de atendimento, feito por educadores e assistentes sociais da Fundação de Ação Social (FAS), diminuíram as solicitações de atendimento de cidadãos à Central 156, canal de comunicação da população com a Prefeitura.

Em janeiro e fevereiro deste ano, a FAS executou 2.868 abordagens sociais atendendo solicitações da população pelo 156. No mesmo período de 2016, o número de pedidos à Central para atendimento às pessoas em situação de rua chegou a 3.446.

“Estamos trabalhando diuturnamente para atender as pessoas em situação de rua. Nossas equipes estão percorrendo a cidade, principalmente a região central, onde há a maior concentração dessa população, para orientar e encaminhar as pessoas para os serviços ofertados pelo município”, diz a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal.

O atendimento às pessoas que vivem em situação de rua é uma prioridade do prefeito Rafael Greca no desenvolvimento da política da assistência social em Curitiba.

Nas abordagens, as equipes orientam sobre serviços da assistência social, como de acolhimento e dos Centros POP, unidades mantidas pelo município onde são ofertados serviços de alimentação, cuidados de higiene, albergagem, atendimento de saúde, triagem para identificar necessidades, investigação social e encaminhamentos para a rede de proteção social. Curitiba possui cinco Centro POP.

Segundo Maria Alice, das 2.868 ações desenvolvidas nos primeiros dois meses deste ano, 811 pessoas aceitaram encaminhamento para algum serviço ofertado ou retornaram para suas famílias.

Para melhorar o atendimento à população em situação de rua, a FAS está reordenando os serviços e buscando ampliar o número de vagas de acolhimento, principalmente para o período de inverno que se aproxima. No próximo mês, a FAS fará a abertura de um novo serviço de guarda-pertence no Centro POP João Dorvalino Borba, que está localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, 2674. Além de ofertar um espaço para guardar os pertences, a medida garantirá que as pessoas sejam atendidas por uma equipe técnica, dentro de um equipamento da assistência social.   

Imprimir | Voltar