Curitiba, 30 de abril de 2017

São Paulo foi o estado que mais enviou turistas a Curitiba na Páscoa

A Páscoa de 2017 atraiu um bom número de turistas para Curitiba. Segundo dados coletados na Torre Panorâmica, um dos atrativos mais procurados da cidade, a maioria dos turistas (74%) são brasileiros não residentes em Curitiba e Região Metropolitana. O estado que mais enviou visitantes a Curitiba na Páscoa foi o vizinho São Paulo, com 22,5% do total.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, afirma que as facilidades de acesso são um grande atrativo para o turista paulista. “É uma viagem curta e existem voos diretos diários, então fica fácil programar a viagem”, explica ela.

Vindas da cidade paulista de Santos, Josi Ramos e Maria Similde Ramos participaram  da Swieconca - Bênção dos Alimentos, a tradicional da Páscoa dos povos eslavos, realizada no Bosque João Paulo II. “Vim com a minha mãe, pois sempre tive interesse em conhecer a cidade”, afirmou Josi.

A gerente comercial Érica Batista é de Santo André, na região metropolitana da capital paulista. Na festividade polonesa, ela enalteceu a diversidade étnica de Curitiba. “É diferente, bacana conhecer outra cultura”, disse Érica.

A pedagoga Vera Maria Trassi é paulistana, mas atualmente vive em Campos de Jordão, no interior paulista. Com parentes em Curitiba, Vera afirma as visitas à cidade são constantes. Ela já havia presenciado uma Bênção dos Alimentos há cerca de dez anos, mas decidiu voltar a Curitiba no feriado para participar da festa. “Esse gesto de as pessoas trazerem as cestas de Páscoa para serem abençoadas e as danças folclóricas, tudo isso me atrai muito”, relatou.

Outros turistas

Os catarinenses foram o segundo maior grupo de turistas, correspondendo a 18,1% do total.

De acordo com os dados de visitação da Torre Panorâmica no feriado, 5,4% dos visitantes eram estrangeiros, maioria proveniente da Alemanha, com cerca 38% do total de visitantes de outros países. O Paraguai correspondeu a cerca de 8% do número de visitantes estrangeiros, seguindo da Argentina, com cerca de 6%.

O número total de visitas à Torre no feriado de 2017 foi 2.663, pouco mais que as 2.601 do ano anterior.

Online

O site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba teve um aumento de 48% no número de acessos, indo 2.687, na Páscoa de 2016, para 4.003, no feriado de 2017.

Os termos mais procurados foram Linha Turismo e Roteiros Turísticos. Já entre os atrativos, a Ópera de Arame foi o mais procurado, seguido pela Torre Panorâmica, o Parque Lago Azul e a Feira do Largo da Ordem.

Linha Turismo

A Linha Turismo teve 12.475 embarques nos três dias do feriado de Páscoa. Na Páscoa de 2016, foram 12.352 embarques.