Curitiba, 26 de junho de 2017

Celebração do Corpus Christi reúne cinco mil fiéis no Centro Cívico

15/06/2017

O prefeito Rafael Greca participou na tarde desta quinta-feira (15/6) da celebração do Corpus Christi, que atraiu centenas de fiéis ao Centro Cívico. A celebração iniciou às 14h em frente à Catedral e a procissão seguiu pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora da Salette, Centro Cívico. Durante a manhã, vários fiéis trabalharam na confecção dos tapetes.

“Alegria em participar ao lado de Margarita da 324ª edição da procissão do corpo de Deus no coração de Curitiba. Desde que a cidade foi fundada o Cristo foi levado em procissão pelas ruas de Curitiba”, afirmou Greca, que recebeu os fiéis em frente à Prefeitura. Depois da procissão, os participantes seguiram para apresentação do padre Reginaldo Manzotti, do Ministério Evangelizar é Preciso.

A data é uma das mais especiais do calendário católico. "Agradeço a Deus a chance de poder encontrar o nosso povo em oração”, disse o prefeito. A solenidade de Corpus Christi é a grande festa que a Igreja Católica dedica ao sacramento da Eucaristia. Neste dia, é celebrado o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada, realizada a Procissão Eucarística, onde os fiéis dão testemunho público de sua fé.

A procissão é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Desde 2005, a procissão curitibana acontece na Avenida Cândido de Abreu.

Pela primeira vez, a procissão organizada pela Arquidiocese reuniu todas as paróquias da cidade. A decisão de fazer uma única procissão foi tomada para demonstrar a unidade e comunhão da comunidade católica. “Queremos ver a união das paróquias e mais pessoas se manifestando publicamente sobre o mesmo objetivo”, afirmou o padre José Airton Oliveira, coordenador da Comissão Litúrgica da Arquidiocese.

Tapete

Os tapetes, por onde passou a procissão, foram confeccionados com flores, serragem, pó de café, sal, pó de mármore, pedrinhas finas e materiais recicláveis. Nas decorações houve homenagens a Nossa Senhora, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

Os lotes do tapete, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre os voluntários das comunidades da arquidiocese com dois meses de antecedência da solenidade, mediante contato com famílias, representantes de paróquias, pastorais, movimentos, congregações e escolas. Cada espaço ficou sob a responsabilidade da comunidade inscrita com a equipe organizadora do evento.