Curitiba, 26 de junho de 2017

Orlando Week promove intercâmbio entre Curitiba e cidade-irmã

19/06/2017

Curitiba e Orlando (EUA) são cidades-irmãs desde 1999. Os laços serão reforçados com a realização da Orlando Week, uma semana programada para fomentar as relações entre instituições públicas e privadas das duas cidades.

A agenda começou nesta segunda-feira (19/6), com a recepção do vice-prefeito da cidade americana, Tony Ortiz, pelo prefeito Rafael Greca. Reunidos na Torre Panorâmica, os convidados receberam as boas-vindas de Greca. “Recebo com alegria o vice-prefeito da turística cidade de Orlando e celebramos um intercâmbio, sobretudo na área de turismo”, disse ele.

A Orlando Week será o primeiro evento realizado em parceria com a cidade-irmã em Curitiba. Para Ortiz, Orlando e Curitiba podem compartilhar conhecimento em diversas áreas. “Estou muito feliz, pois é minha primeira vez no Brasil e Curitiba é uma cidade que já nos serviu de inspiração em muitas áreas, como o transporte”, disse Ortiz. O vice-prefeito também lembrou que a irmandade entre as cidades foi celebrada no primeiro mandato de Greca como prefeito de Curitiba, nos anos 1990.

Um dos aspectos do intercâmbio é o fortalecimento de setores da economia, com ênfase no turismo em Curitiba, na área de inovação, com o Vale do Pinhão, e nas práticas de administração descentralizada, com a cooperação entre Regionais de Curitiba e Distritos de Orlando.

O assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, ressaltou o novo momento no relacionamento com as cidades-irmãs. “A parceria estratégica com Orlando traz muito para Curitiba, principalmente nas áreas de turismo e inovação”, disse.

A programação inclui visitas ao Instituto Municipal de Turismo, ao Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), ao Vale do Pinhão e à Câmara Municipal de Curitiba.

Também participou o reitor da Florida Christian University, Anthony Portigliatti, o diretor acadêmico da instituição, Bruno Portigliatti, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e a administradora da Regional Matriz, Guacira Camargo.

Acadêmico

A Orlando Week também celebra a interação entre duas instituições de ensino, resposáveis diretas pela parceria entre as cidades: a Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e a Universidade Cristã da Flórida.

O presidente da Fesp, Carlos Eduardo Guimarães, acredita que os laços devem se tornar mais fortes. “Com a gestão do prefeito Rafael Greca o intercâmbio deve se intensificar”, comentou.

Guimarães ainda citou que a conversa de Greca e Ortiz devem trazer benefícios mútuos além da educação. “O encontro deve dar um impulso para que empresas paranaenses e o poder público possam compartilhar conhecimento em gestão e boa práticas”, concluiu.