Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 24 de novembro de 2017
   

Equipes da Prefeitura recolhem entulhos no Tatuquara

12/09/2017
capa

Quatro caminhões trabalham desde a última segunda-feira (11/9) no recolhimento de entulhos em 20 quadras da região do Moradias Santa Rita, no Tatuquara. O trabalho faz parte da ação Curitiba sem Mosquito, que visa exterminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zica e chikungunya.

A previsão é de que o serviço seja concluído em dois dias pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A retirada é precedida pela visita dos agentes de saúde, que passam nas casas e orientam a população a respeito do que deve ser disponibilizado às equipes, como e onde isso deve ser feito.

Os moradores podem depositar os resíduos vegetais, caliça e móveis inservíveis em frente de casa para que os funcionários da limpeza pública recolham. A ação conjunta segue desde o início do ano e já fez mutirões de limpeza em bairros como Tarumã, Bairro Alto, Cajuru e Parolin.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes da Secretaria Municipal da Saúde, Tatiana Faraco, a remoção deve acontecer durante o ano todo e não apenas nos períodos de calor. “Isso porque os ovos do mosquito podem resistir ao frio e eclodir quando esquentar”, explica. “Removendo a água parada, evitamos a procriação e as doenças por eles transmitidas.”

Desde o início deste mutirão, já foram retiradas grandes quantidades de lixo velho, pneus, restos de mobiliário, panelas e caliça. Até cinco carrinhos de mão de restos de construção civil podem ser levados pelo serviço de recolhimento de resíduos vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. É importante fazer a limpeza sistemática dos quintais, acionar o serviço via 156 e não deixar água parada.

Imprimir | Voltar