Curitiba, 24 de novembro de 2017

Crianças vão ao Tribunal de Justiça e participam de eleição simulada

12/09/2017

Os 180 estudantes de 5º ano da Escola Municipal Otto Bracarense Costa (CIC) tiveram um dia de aula diferente nesta terça-feira (12/9). Eles trocaram as salas da escola por uma visita guiada ao Tribunal de Justiça do Paraná, no Centro Cívico. A atividade, que teve até com uma eleição municipal simulada em quatro urnas eletrônicas, faz parte do projeto Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola – parceria do Tribunal de Justiça com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

As crianças foram conduzidas por uma equipe do TJ para um tour. Em seguida, conheceram o auditório onde são feitas as sessões do Tribunal Pleno. Lá, foram recebidas pelo desembargador Domingos José Perfetto, que fez uma palestra sobre o funcionamento do Judiciário Estadual e respondeu perguntas sobre a carreira de magistrado feitas pelos estudantes Rubiane Kamila Batista e Lucas Padilha.

“É uma oportunidade especial de aprendizado a que muitas crianças, e mesmo adultos, têm acesso”, observou a diretora Karla Kuehne, que acompanhou a atividade. Também fizeram parte do grupo as pedagogas Cleusa Aparecida Poletto e Cláudia Colaço, além das professoras Kelly Purkote, Natália Oliveira da Silva, Lizandra Rosa, Patrícia Santarém e Andréa Samanta de Paula.

Na eleição simulada, cada criança foi convidada a escolher nomes para os cargos de prefeito e vice, além de vereador, entre cinco partidos fictícios propostos.

Com cerca de 1.200 alunos, a Escola Otto Bracarense Costa é uma das 75 unidades da rede municipal de ensino que já participaram das diversas fases do projeto, entre a oferta de cartilhas sobre justiça e cidadania para embasar o debate escolar e a preparação das próximas atividades, visitas de magistrados às escolas e dos estudantes ao Tribunal de Justiça, além da preparação de atividades culturais relacionadas ao tema central da ação. A iniciativa é direcionada aos alunos de 5º ano.

Pelo TJ participaram da atividade as desembargadoras Lídia Maejima e Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes e as juízas Fernanda Karam de Chueiri Santos, Letícia Guimarães, Adriana de Lourdes Simette e Flávia da Costa Viana.