Curitiba, 23 de setembro de 2017

Ícones do esporte são exemplos para os competidores mais jovens

13/09/2017

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, destacou que a realização dos Jogos Escolares da Juventude potencializa os projetos de contraturno desenvolvidos pela Prefeitura. A abertura da competição foi nesta terça-feira (12/9), no Ginásio do Tarumã, com a presença do prefeito Rafael Greca.

Além de incentivar a prática esportiva, o evento permite que os jovens possam conhecer e conversar com atletas renomados que são referências em suas modalidades. “O ídolo é sempre uma inspiração e mostra que é possível superar barreiras, buscar objetivos e realizar sonhos. Em nossos programas de contraturno buscamos aproximar os grandes nomes do esporte dos jovens atletas e a realização dos Jogos Escolares amplia ainda mais esse trabalho”, afirmou Marcello Richa.

Para fortalecer os projetos de contraturno do município, a Prefeitura organiza com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitas de alunos das escolas municipais e das atividades promovidas pela Smelj ao Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude. O objetivo é que possam conhecer um pouco mais sobre a competição, modalidades e importância da prática esportiva, bem como interagir com grandes nomes do esporte que estão atuando como embaixadores do evento.

Nesta quarta-feira (13/9), às 15h, cerca de 150 estudantes das escolas municipais Kó Yamawaki (Boa Vista), Enéas Marques dos Santos (Cajuru) e Dom Manuel D’Elboux (Matriz) irão visitar o espaço.

Embaixadores

Integrante da delegação do Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, o jovem judoca Esdras Costa, de 13 anos, já estava empolgado em participar pela primeira vez de uma competição nacional e viu a expectativa aumentar quando teve a oportunidade de conversar com o medalhista olímpico Tiago Camilo.

“O Tiago é um dos melhores atletas do judô brasileiro. Foi incrível poder conhecê-lo, ouvir um pouco sua história e ainda ganhar umas dicas de tática e técnica no tatame”, disse o jovem ao lado dos companheiros de equipe.

O exemplo de Esdras é um de muitos. Ao longo de toda a competição, diversos atletas olímpicos como Emanuel Rego (vôlei de praia), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Fabiana Murer (salto com vara) estarão acompanhando de perto os novos talentos do esporte brasileiro para orientar, conversar e incentivar o desenvolvimento técnico, social e cidadão.

Campeã dos 50 metros de nado costas no Mundial de Budapeste, disputado em julho, Etiene Medeiros conseguiu se colocar facilmente no lugar dos jovens atletas, já que participou dos Jogos Escolares de 2004 a 2008.

“Disputar os Jogos Escolares foi uma experiência fantástica e fundamental para me tornar uma atleta de alto rendimento. Hoje estou feliz porque adoro esse contato com a garotada, olhar nos olhos deles e ver a paixão pelo esporte. Ser atleta de ponta não é fácil, é um sonho que aos poucos vai se tornando realidade”, disse Etiene.

A nadadora Giovana Mendonça, de 13 anos e integrante da delegação do Rio Grande do Sul, ficou impressionada em saber que Etiene começou a carreira nos Jogos Escolares. “É uma motivação a mais, pois ela começou aqui, como todos nós. São histórias que nos incentivam a treinar e batalhar por nossos objetivos.”

Jogos Escolares

Maior competição esportiva estudantil da América do Sul, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

A etapa 12 a 14 anos estabeleceu novo recorde de participação e contará com 4.043 atletas de 26 estados, além de delegações de Curitiba e do Distrito Federal. Esta é a segunda vez que a capital paranaense recebe o evento, sendo que a primeira vez aconteceu em 2011, com a etapa para atletas de 15 a 17 anos.

A tabela completa dos Jogos Escolares da Juventude pode ser conferida no link https://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares/12-a-14-anos/boletins-programaco-e-resultados.