Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 15 de dezembro de 2017
   

Espaço Empreendedor chega ao Bairro Novo. Famílias do Xapinhal recebem títulos de propriedade

11/10/2017
capa

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, estiveram na Regional Bairro Novo, nesta quarta-feira (11/10), para ouvir sugestões e atender demandas dos moradores dos bairros da região. Na ocasião, 210 famílias da Vila Xapinhal receberam títulos de propriedade, documentos que asseguram a posse dos terrenos onde elas vivem. O prefeito também inaugurou a oitava unidade do Espaço Empreendedor em Curitiba.

“Com esta entrega dos títulos chegamos a 1.435 famílias beneficiadas com documentos de posse, desde março deste ano, encerrando a espera pela conquista da casa própria. Muitos destes moradores aguardavam por isto há décadas e agora finalmente podem dormir sossegados, pois o terreno poderá ficar de herança para os filhos”, disse o prefeito.

Somente no Bairro Novo foram 776 títulos entregues em áreas como Moradias Girassol, Guaraqueçaba, Jequitiba, Marupiara I, Santa Luccia, Moradias Novo Horizonte, São João Del Rey, Siriema, Vila Tecnológica, Moradias Jandaia, Vila Cristo Rei, Sítio Cercado I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, Moradias Sítio Cercado IX e X A, Moradias Sítio Cercado XII, XIII e XIV.

Última etapa

A Vila Xapinhal surgiu em 1988, quando famílias oriundas do Xaxim, Pinheirinho e Alto Boqueirão ocuparam uma grande área no Sítio Cercado. O nome Xapinhal vem da junção das iniciais dos três bairros. No início, as famílias viviam de maneira precária, mas com o passar dos anos, o poder público melhorou a infraestrutura do local. Faltava a última etapa do processo, que é a titulação das famílias.

“Este documento garante a posse e o domínio dos terrenos aos moradores. Posseiros eles já eram, agora podem ser considerados oficialmente como os proprietários”, explicou o prefeito.

O extrusor Wilson Sena, 55 anos, é morador do Xapinhal desde o início da ocupação. Foi ali que, com muito esforço, criou as duas filhas, ambas já casadas. “Foram tempos difíceis, de sofrimento e luta, mas valeu a pena”, contou. Hoje ele vive com a esposa no mesmo terreno em que chegaram há 29 anos. “Pegar o título de propriedade é uma satisfação enorme, depois de tanto tempo de batalha. Hoje é um dia que nunca vou esquecer”, disse.

A aposentada Isolda de Oliveira, 78 anos, recebeu o título de propriedade das mãos do prefeito. “Emocionante, até difícil de acreditar que este dia chegou. Agora não resta mais dúvida, minha família vive no que é nosso”, destacou.

Espaço do Empreendedor

Após entregar os documentos que garantem a posse e o domínio dos terrenos, o prefeito inaugurou o Espaço Empreendedor Bairro Novo, local de apoio aos empresários da região. No espaço serão disponibilizadas todas as informações e apoio que os empreendedores precisam para abri, regularizar e desenvolver seu negócio, além da consultoria especializada e gratuita do Sebrae, entidade parceira do projeto.

A abertura do Espaço Empreendedor Bairro Novo é um antigo pedido dos moradores, que eram encaminhados para outros núcleos ou regionais para atendimento. O espaço de 42 m² estava reservado para abrigar o espaço, mas nunca foi aberto. A atual gestão reestruturou a rede lógica, mobiliário, estrutura física e pessoal para atender no local.
"Com esse escritório nós pretendemos estimular quem quer ter o próprio negócio. Venha empreender, abra seu negócio, crie seu emprego e venha ter o apoio que precisa" disse Greca.
No espaço a população conta com prestação de serviços como orientação e formalização de MEIs, consultas comerciais, consultorias em gestão do negócio, emissão da DAS e Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
“Em um esforço concentrado, realizamos a abertura de mais um Espaço Empreendedor para apoiar os curitibanos”, comentou Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão gestor do espaço.
Neste ano, os Espaços Empreendedor da cidade já realizaram mais de 100 mil atendimentos à população, o número já é maior que todos os atendimento feitos no ano passado. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas ruas das cidadania do Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, da CIC, de Santa Felicidade, do Fazendinha-Portão, Pinheirinho e agora também na do Bairro Novo.

Participaram dos eventos o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o vereador Mauro Bobato; o coordenador de projetos empreendedores do Sebrae Paraná, Marcelo Cantero de Castro; e o presidente da Curitiba S.A, Bruno Rocha.

 

Imprimir | Voltar