Curitiba, 21 de outubro de 2017

Funcionários de hotéis descobrem Curitiba para apresentá-la aos turistas

A recepção dos hotéis é um dos locais onde turistas costumam pedir informações da cidade. Atrativos turísticos, restaurantes, bares e passeios são, muitas vezes, fruto da indicação dos atendentes destes estabelecimentos. Por isso, nesta quarta-feira (11/10) o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba fez uma visita guiada com 34 funcionários da rede hoteleira curitibana. A capacitação foi uma iniciativa do Instituto com o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Urbs, que cedeu um ônibus “jardineira” para o circuito.

O passeio foi liderado pelo pesquisador artístico e cultural do Instituto, o historiador Alexander Silva. “O circuito selecionado mostra alguns dos principais atrativos da cidade, onde podemos explicar detalhes técnicos como horários, preços, rotas”, explicou.

A capacitação também é uma forma de agregar conhecimento aos profissionais. “Podemos falar da história e outros aspectos que podem tornar a experiência mais rica e mais diversa”, completou.

A visita teve parada inicial na Torre Panorâmica, de onde os visitantes podem visualizar o planejamento urbano e ambiental que fizeram Curitiba famosa. Na sequência, passaram pelos parques Barigui, Tanguá, Tingui e o Parque das Pedreiras – onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. A parada seguinte foi no Bosque Zaninnelli e depois passagens pelo Centro Cívico e Museu Oscar Niemeyer.

O gerente de Relações com o Visitante de um hotel internacional instalado na cidade, Daniel Carvalho, fez o passeio pela primeira vez. “Eu já conhecia grande parte dos pontos, mas não conhecia a história, o que torna o passeio mais interessante”, contou. Muitos visitantes, relatou, costumam perguntar por aspectos históricos da cidade. “Sobretudo os europeus”, afirmou Carvalho.

O passeio também contou com a presença de consultoras de uma grande imobiliária. Segundo Naira Della Santa e Sofia Estopa, a empresa é uma das únicas que trabalha com estadias de curta duração. “São, em geral, pessoas que vêm para Curitiba por motivos profissionais ou tratamento de saúde, mas que buscam conhecer a cidade nas horas vagas”, disse Naira.

Sofia explicou que a maioria dos visitantes que procuram um imóvel alugado é brasileira. “Mas temos cada vez mais estrangeiros procurando esta opção”, explicou.