Curitiba, 15 de dezembro de 2017

Mais dois Faróis do Saber passam por obras de revitalização

06/12/2017

A população do Boqueirão e, de forma especial, a comunidade escolar da Escola Municipal Wenceslau Braz receberão neste sábado (9/12) o Farol do Saber Mário Quintana renovado. A unidade ficou fechada para obras por cerca de um mês. A conclusão da revitalização da unidade faz parte da programação do Mutirão da Cidadania do Boqueirão, que começa nesta quinta-feira (7/12).

Equipes contratadas pela Secretaria da Educação fizeram a recuperação estrutural das chapas metálicas que tinham pontos de corrosão, troca do piso térreo e do mezanino, reforma dos banheiros, renovação da iluminação, pintura interna e externa e plantio de grama.

A recuperação da cobertura e a substituição do revestimento da escada atendem as orientações do Corpo de Bombeiros. Cozinha e copa foram adequadas e, para aumentar a segurança, unidade terá um gradil antes da entrada do público em geral.

O Farol do Saber Mário Quintana agora tem acessibilidade pelos dois lados (tanto pela escola, quanto pela rua), foram retirados os degraus e feita a regularização de toda a calçada do entorno do Farol. A estimativa de custo é de R$ 70 mil aproximadamente, mesmo valor calculado para as obras do Farol do Saber José de Alencar, no Pinheirinho, o quinto Farol a entrar em obras em 2017.

O Farol José de Alencar está vinculado à Escola Municipal São Mateus do Sul. Lá, os serviços serão a troca de toda a cobertura, substituição do piso tanto no térreo quanto na parte superior, substituição do revestimento da escada, recuperação da estrutura, pintura interna e externa. A expectativa é concluir os trabalhos antes do início do ano letivo, em fevereiro de 2018. Os dois Faróis do Saber terão instalados aparelhos de ar-condicionado.

Outros Faróis

A renovação dos Faróis Mário Quintana e José de Alencar integram um conjunto de obras em Faróis do Saber, unidades da Educação que são ícones da cidade de Curitiba.

Neste ano, já foram feitas obras nos Faróis do Saber Manuel Bandeira (vinculado à Escola Professor Herley Mehl, Pilarzinho), Fernando Amaro (vinculado à Escola Heitor de Alencar Furtado, Cidade Industrial) e Herbert de Souza (vinculado à Escola Marumbi, Uberaba).

Este último é o primeiro Farol do Saber e Inovação, com espaço público de educação maker para crianças. Lá, os estudantes têm a oportunidade de construir protótipos, usando impressora 3D, a partir de um trabalho pedagógico orientado.

As obras nos Faróis resultam de amplo levantamento feito no começo da gestão sobre o estado de conservação de cada unidade e fazem parte do cronograma de manutenção da Rede Municipal de Ensino, que abrange também escolas e centros municipais de educação infantil.