Curitiba, 19 de junho de 2018

Virada Esportiva ajuda a disseminar o paradesporto entre os curitibanos

11/03/2018

A 2ª Virada Esportiva de Curitiba, que aconteceu entre sexta-feira e hoje (11/03), contou com mais de 220 atividades espalhadas por todas as regionais administrativas da Prefeitura. Com a proposta de divulgar o trabalho, os atletas e a importância do paradesporto para a reabilitação social da pessoa com deficiência, foi realizada uma programação especial para os esportes paralímpicos.

“O esporte é uma ferramenta fundamental para o trabalho das escolas especiais e buscamos não apenas abrir opções de atividades para a pessoa com deficiência, mas também divulgar as modalidades e trabalho das entidades para a comunidade”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A primeira atividade aconteceu durante toda a tarde de sexta-feira (9/3), quando 250 alunos de 12 instituições de ensino especial participaram do Festival Paradesportivo, no Parque Barigui. A ação teve um caráter recreativo e social com uma programação que contou com vôlei, futebol, basquete, dança e aulão de ritmos que animaram os participantes.

“Iniciativas como essa são muito importantes, porque além da atividade física ajudar muito para o desenvolvimento físico da pessoa com deficiência, aqui eles também interagem com alunos de outras instituições, descobrem novos interesses e saem da rotina”, destacou a professora do Pequeno Cotolengo, Regina Mansk.

Competições

Na manhã de sexta-feira o Centro de Esporte e Lazer (Cel) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e, na sequência, a Virada Esportiva promoveu a primeira competição oficial do ginásio poliesportivo em quatro anos com a realização da Copa Curitiba de Rugby em Cadeira de Rodas.

“É muito bom poder voltar a jogar nesse espaço e durante um evento de grande visibilidade, que ajuda a divulgar o nosso esporte”, disse Bruno Damaceno, 30 anos, atleta da seleção paralímpica de rugby em cadeira de rodas.

No sábado (10/3) o Museu Oscar Niemeyer recebeu durante todo o período da tarde diversas atividades de demonstração e iniciação esportiva nas modalidades de esgrima em cadeira de rodas e tênis de mesa paralímpico, enquanto na Rua Marechal Deodoro foram realizados jogos de basquete em cadeira de rodas.

As corridas de rua também tiveram ação especial para a pessoa com deficiência. Durante a abertura do Circuito Regional de Corridas de Rua, realizada neste domingo(11/3), na Regional Bairro Novo, houve uma ação em que corredores conduziram crianças e adultos com diferentes tipos de deficiência ao longo do percurso de 5km.

No total cerca de 600 pessoas com deficiência participaram das atividades ao longo dos três dias de eventos. A 2ª Virada Esportiva é uma realização da Prefeitura de Curitiba, RIC TV e Rádio Jovem Pan e faz parte do calendário de comemoração aos 325 anos da cidade.