Curitiba, 24 de setembro de 2018

Festival da Prefeitura reforça importância de uma alimentação saudável

13/03/2018

A dona de casa Andrea Farias Gomes, 53 anos, não tinha se programado para fazer compras de frutas e verduras nesta terça-feira (13/03). Mas ao se deparar com uma feira repleta de alimentos saudáveis em plena Travessa Jesuíno Marcondes, no Centro da capital, não pensou duas vezes.

“Moro aqui perto, na Rua Voluntários da Pátria. Normalmente, eu faço compras de hortifrutigranjeiros nos supermercados da região, mas não resisti à qualidade e à variedade do que está sendo vendido aqui e estou levando berinjela, pimentão, batata e banana para casa”, afirmou ela, ao percorrer as bancas do Festival Comida de Verdade, evento gratuito da Prefeitura que reuniu feirantes de frutas, verduras e pescados, além de programas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

O festival, que integra a programação especial da Smab para o aniversário de 325 anos de Curitiba, também foi visitado nesta terça pelo prefeito Rafael Greca, que reforçou o papel do Município de estímulo ao consumo de alimentos saudáveis. “Precisamos inspirar nossa população, através da educação alimentar, a ter hábitos saudáveis e isso passa por uma boa alimentação e o correto aproveitamento dos ingredientes”, salientou ele.

Para simbolizar este esforço de valorização do consumo de frutas e hortaliças, o prefeito solicitou à Smab um estudo para a instalação de uma feira, semanal, na região. “Essa futura feira se integraria a outros programas e estabelecimentos da Prefeitura ligados à segurança alimentar e que valorizam a comida saudável, como as atuais feiras, os sacolões, os armazéns, os restaurantes populares e as hortas comunitárias”, justificou Greca.

O secretário municipal de agricultura e abastecimento, Luiz Gusi, reforçou ainda os benefícios de se consumir frutas e verduras, além das pessoas reduzirem a ingestão de sal, açúcar e gordura. “Eles são vilões da alimentação saudável, pois podem causar pressão alta, insuficiência renal, diabetes e outras doenças crônicas”, argumentou ele.

O evento, que ocorreu entre o calçadão da Rua Comendador Araújo e a esquina com a Rua Vicente Machado, também apresentou todos os programas de segurança alimentar da Smab.

Horta capilar

Moradora da Barreirinha, a assistente administrativa Marietta Paim, 59 anos, ficou encantada com a horta capilar apresentada pelo engenheiro agrônomo Mário Kunio Takashina, da Unidade de Agricultura Urbana da secretaria.  “Ele me explicou como fazer este tipo de horta em casa, quando não se tem terra no quintal e, sim, laje. Neste caso, a gente deve usar uma caixa de isopor e canos de PVC por captar água pela raiz das plantas e que permite manter a plantação úmida por uma semana. É prático, fácil de fazer e de manusear”, avaliou ela.

A aposentada Carmen Garay Garay, 77 anos, já se programou para voltar ao festival no próximo dia 28 de março, quando o evento volta ao mesmo local e horário (das 9h às 18h). “Adorei fazer compras de frutas e verduras aqui. Tudo é tão fresco, os feirantes nos atendem bem e o preço é muito bom. Vou voltar com certeza”, salientou ela, que mora na Rua Comendador Araújo, a poucas quadras do local do festival.

Programação

A programação especial da Smab para o aniversário de Curitiba é gratuita e segue até o dia 7 de abril, com aulas shows em feiras, mercados e armazéns da família e cursos de aproveitamento total do alimento.

No próximo sábado (17/3), a Horta do Cajuru irá se transformar em uma grande sala de aula ao ar livre para a comunidade com cursos práticos de preparo de alimento sem desperdício e também orientações da equipe do Núcleo de Agricultura Urbana sobre hortas comunitárias e cultivo em pequenos espaços.

Saiba mais sobre a programação.