Curitiba, 24 de setembro de 2018

Cohab - O Sonho da Casa Própria conta a história da habitação popular na cidade

13/03/2018

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta terça-feira (13/3), a jornalista e escritora Célia Raquel Gomes, que lançou o livro Cohab - O Sonho da Casa Própria, na Prefeitura. A publicação é resultado da experiência da profissional, que dedicou mais de 30 anos ao trabalho de comunicação e assessoria de imprensa na Companhia de Habitação Popular de Curitiba.

O lançamento reuniu pessoas que participaram e ajudaram a contar essa história. Ex-dirigentes da Cohab e do Ippuc, técnicos da companhia e de outras áreas da Prefeitura de Curitiba e representantes da Caixa Econômica Federal compareceram.

"Saudamos a memória de todos que contribuíram para a Cohab", disse Greca, que lembrou de ex-prefeitos, como Ivo Arzua Pereira, ex-presidentes da companhia, como Rafael Dely e Ivo Mendes Lima, e também da arquiteta e urbanista Teresa Elvira Gomes de Oliveira (1957-2016), única mulher a presidir a Cohab, de 2002 a 2004. "A Teresa Elvira por tanto tempo foi uma espécie de HD vivo de toda a política habitacional da Cohab", lembrou o prefeito, que também convidou à mesa o arquiteto Lóris Guesse, ex-diretor da Cohab.

Greca exaltou a ideia de Célia Raquel de apresentar sua vivência na forma de um livro. "A cidade aprendeu executando a política de habitação. Primeiro, foi sonhada a Vila Nossa Senhora da Luz, um projeto modelo", disse Greca. "A feliz ideia de contar a história da favela ao Bairro Novo anima esse livro. É um capítulo importante da história de todo o povo de Curitiba. Por isso escolhemos esse lançamento para marcar o ano 325 de Curitiba, como um documento da história e da bibliografia, não só urbanística, mas também cultural da nossa cidade."

Greca destacou ainda que em 1996, durante sua primeira gestão como prefeito de Curitiba, a cidade ganhou o prêmio mundial do Habitat por causa da Cohab. "Por termos sido uma cidade mais forte do que as dificuldades e por termos superado a tendência que parecia destino. Nós acreditamos numa política permanente de habitação popular", completou.

Homenagem

No livro, Célia Raquel fez uma dedicatória à Teresa da Cohab, como a arquiteta ficou conhecida. "Entregou-se com paixão a sua missão e viveu, de fato, a habitação popular. Deixou a todos que se interessam por essa causa um exemplo a ser seguido", contou a autora. Os filhos de Teresa, Brunno e Gabriel Covello, participaram do lançamento.

Cohab - O Sonho da Casa Própria reúne histórias de vida de famílias beneficiadas pelo trabalho da Cohab e de funcionários da empresa. "Quero deixar para a história um registro de como a política habitacional, com seus acertos e até com seus erros, contribuiu para o crescimento da cidade. Este livro guarda a memória do que vi e vivi", disse Célia Raquel, que destacou entre as suas vivências o desenvolvimento do Moradias Atenas e Augusta, na CIC, projeto emblemático para a história da Cohab, o Bairro Novo e o Tatuquara, bairros e regiões que se expandiram e se transformaram.

Participaram do lançamento o presidente da Cohab, José Lupion Neto, os vereadores Goura e Rogério Campos, o defensor público Eduardo Peão Ortiz Abraão, a corregedora-geral Josiane Fruet Lupion, o superintendente da Caixa, Renato Scalabrini, e o gerente regional de Habitação da Caixa, André Bau.

Exemplares do livro ficarão disponíveis para consulta na Casa da Memória e na biblioteca do Ippuc.