Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
   

Vai ao Bacacheri no domingo? Bairro tem feira, museu e parque

13/04/2018
capa

A história do bairro Bacacheri começa com a fundação da Colônia Argelina, em 1869. A colônia ganhou esse nome porque grande parte dos imigrantes eram franceses vindos da Argélia, país que foi colonizado pela França. O acesso à Estrada da Graciosa contribuiu para o desenvolvimento da região, por onde passavam viajantes e comerciantes.

Existem duas versões para nome do bairro. A primeira faz referência ao Rio Bacacheri, que significaria rio pequeno na língua dos índios locais. Outra versão, mais conhecida dos curitibanos, conta a história de um antigo imigrante francês que procurava sua vaca, chamada Chèrie.

Atualmente, o Bacacheri tem mais de 20 mil habitantes e conta com diversas opções de lazer, restaurantes e bares. No domingo é dia Feira de Bairro e, além de visitá-la, é possível conhecer alguns dos atrativos do entorno.


Feira do Bacacheri

A feira do Bacacheri é uma das mais movimentadas da cidade, com cerca de 60 barracas de artesanato e 26 de frutas e verduras.  Uma ótima opção para começar o dia é a tradicional combinação de pastel e caldo de cana. Atenção, a feira só acontece nos domingos pela manhã, então, se quiser visitar o Museu Egípcio é preciso se programar.

Endereço: Avenida José Gulin, s/n – Bacacheri. Entre a Av. Pref. Erasto Gaertner e a R. Odete Fatuch.

Horário: domingo, das 8h às 12h30.


Museu Egípcio

O Museu Egípcio tem grande acervo de peças do Antigo Egito, sendo um dos poucos espaços do Brasil dedicados à civilização. A peça mais importante é a múmia original de uma dama egípcia chamada Tothmea, que fica em uma sala especialmente projetada – com pinturas na parede, como numa tumba egípcia da 18ª Dinastia – e tablets para consulta.

Os visitantes também podem ver um vídeo sobre Tothmea, que possivelmente foi uma cantora ou musicista de um templo egípcio dedicado à deusa Ísis.

Localização: Rua Nicarágua, 2.641 - Bacacheri

Ingresso: Inteira: R$ 10 e meia R$ 5 (crianças até 12 anos, idosos, estudantes, professores mediante documento comprovatório, doadores de sangue e pessoas com necessidades especiais)

Horário: domingo, das 9h às 12h - a venda de ingressos e acesso à exposição sempre até 30 minutos antes do horário de fechar o Museu


Parque Iberê de Mattos

Mais conhecido como Parque Bacacheri, o Parque General Iberê de Mattos, tem 152.000 m² de área e é bastante frequentado por moradores da região. Foi inaugurado em 1988 para preservar o leito do Rio Bacacheri, além de servir como solução do problema de enchentes.

Além do lago, o parque tem canchas de futebol de areia e vôlei, churrasqueiras, parquinho, lanchonete, uma academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e sanitários.

Localização: R. Paulo Nadolny, s/n - Bacacheri

Acesso: gratuito

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h


Imprimir | Voltar