Curitiba, 16 de julho de 2018

Projeto Cartunalha debate a cena do cartum curitibano na Gibiteca

12/04/2018

O tradicional evento comemorativo do Dia do Ilustrador, celebrado anualmente no aniversário de Leonardo da Vinci, vai ocorrer nesta sexta-feira (13/04), às 19h, na Gibiteca de Curitiba. O evento vai contar com a participação dos cartunistas do projeto “Cartunalha”.

O grupo de artistas articula o debate em torno da cena do cartum curitibano, comentando sua trajetória e crescimento. A mediação do debate será feita por Marco Jacobsen, chargista da Folha de Londrina e ilustrador de livros infantis.

Participam do debate Alberto Benett, chargista da Folha de São Paulo; Sampaio, criador da dupla de baratas “Cuca e Racha”; Paixão, reconhecido caricaturista da Gazeta do Povo; Thiago Recchia, autor de “Los Três Inimigos” e Pryscila Vieira, considerada a maior cartunista mulher do Brasil, autora da personagem Amelly, uma boneca inflável.

O cartum é um dos tipos de desenho mais conhecidos até hoje e podem ser encontrados em jornais e revistas com facilidade. O coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco, destaca que o encontro é uma oportunidade de “conhecer mais sobre um dos nichos mais antigos e aprofundados da ilustração”.

O debate integra a programação da 7ª Edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti, que reúne duzentos artistas convidados de todo o Brasil e de 30 países, que estão em vários pontos de Curitiba nesta semana para trazer arte, cultura e informação.

Outros eventos

Com uma programação diversificada e gratuita, o encontro, que começou nesta terça-feira, promove uma série de atividades até domingo (15/04).

No sábado (14/4), às 14h, Hosana Cristina vai ministrar Oficina de Aquarela Experimental na Gibiteca. Simultaneamente, o Memorial de Curitiba sedia o 2º Fórum Estadual da CUFA.

Encerrando a programação, no domingo (15/4), das 14h às 19h, ocorre a Batalha de Breaking Street of Styles no Memorial de Curitiba.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e a programação completa do Encontro está disponível no site: www.streetofstyles.com

Dia do Desenhista – Mesa Cartunalha

Dia: 13 de Abril (sexta-feira)

Local: Gibiteca de Curitiba