Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 17 de agosto de 2018
   

Em reunião com líderes da CIC, Greca elogia vereadores pela garantia do equilíbrio fiscal

16/05/2018
capa

Líderes comunitários do bairro CIC foram recebidos nesta quarta-feira (16/5) pelo prefeito Rafael Greca em mais uma edição do programa Bairros na Prefeitura. “Nós estamos buscando uma sintonia com o que o povo quer e as ações da Prefeitura”, disse Greca, em saudação inicial aos participantes.

“É muito importante este convívio com vocês através do Bairros na Prefeitura, do Prefeitura nos Bairros e também do Fala Curitiba, porque assim elegemos as prioridades e vamos tornando a nossa cidade cada vez melhor”, comentou.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o coordenador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida, o líder do governo na Câmara de Curitiba, vereador Pier Petruzziello, a coordenadora do programa Bairros da Prefeitura, Rafaella Munhoz da Rocha, e Generoso Manoel Pereira da Rosa, representando a Cohab.

O prefeito fez um agradecimento público aos vereadores que aprovaram o Plano de Recuperação de Curitiba. “Sem isso nós estaríamos enfrentando os mesmos problemas que Rio de Janeiro e Porto Alegre, que atrasam pagamentos de servidores e não conseguem honrar compromissos. Por isso os vereadores da nossa base merecem o nosso aplauso”, pontuou Greca.

Prefeitura na CIC

O prefeito citou várias intervenções que a Prefeitura fez na Regional CIC. Entre elas, a concessão do título de propriedade de imóveis para duas mil famílias na região. “Eu quero que a regularização fundiária tenha prioridade nesta gestão. Isso é muito difícil porque o Brasil é dominado pelos cartórios. Mas nós estamos estudando uma forma mais rápida de fazer isso, que possa ser só através de uma comunicação aos cartórios”, explicou o prefeito.

Greca também destacou a retirada 282 toneladas entulhos na região e pediu punição e multa para quem for flagrado jogando lixos nos rios. “Aqui chove muito e a população precisa aprender a respeitar isso. O Rio Iguaçu não tem aquele tamanho todo à toa, ele tem que comportar um grande volume de água e quando os canais do rio estão entupidos por lixo, a água volta para cima do povo”, exemplificou o prefeito.

Greca também pediu ajuda aos líderes comunitários para que instruam a comunidade a usar o aplicativo Saúde Já, de marcação de consulta nas unidades de saúde. “Não tem mistério e não adianta dizer que é enfermeira que atende. Toda consulta médica antecede uma triagem dos pacientes. Só depois é que o médico entra em cena. Orientem as pessoas que as UPAs são para casos de urgência e emergência”, insistiu Greca.

Ainda sobre tema da saúde, o prefeito pediu para que sejam feitos estudos para incorporar o terreno que fica ao lado da Unidade de Saúde Oswaldo Cruz. O pedido foi feito pela líder comunitária Zilda Aguiar, já que não há lugar para parar carros e ambulâncias na unidade.

Sobre outro pedido da comunidade representada por dona Zilda, o da reforma de um corrimão na escadaria que dá acesso à Rua Manoel Valdomiro Macedo, Greca determinou que a Regional proceda os reparos “de forma duradoura”.

Também foram feitos pedidos para controle de zooneses na Escola Municipal Pró-Morar Barigui, que enfrenta problema de infestação de pombos. Além disso, foi reivindicada a revitalização do Farol do Saber Joaquim Nabuco, anexo à escola. O CEI Monteiro Lobato também enfrenta problema com infestação de pombos. Outra questão requisitada foi a manutenção das calçadas.

O prefeito determinou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tome providências com relação aos pombos. “Eles causam doenças e merecem atenção”, disse. Sobre as calçadas, Greca determinou a realização de obras. “Se eu exijo dos proprietários de imóveis que façam calçadas, eu também tenho que fazer as minhas”, justificou.

“Continue assim, prefeito, fazendo este trabalho maravilhoso”, disse o presidente da Associação de Moradores do Vitória Régia, Paulo Koltun. Ele também fez agradecimentos ao vice-prefeito Eduardo Pimentel e à Regional CIC e pediu ao prefeito a revitalização da Rua Eduardo Nadolny, via de muitos comércios da região, e a instalação de mais um CMEI.

O prefeito explicou que a cidade já está cumprindo muito mais do que a lei brasileira estabelece. “Estamos abrigando 80% das crianças na educação infantil”, exemplificou. O prefeito disse ainda que vai pedir ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o estudo para fazer uma melhor saída viária para a região. “Vamos tirar a Vitória Régia do canto. Vamos pedir ao Ippuc que faça uma coisa marca Greca”, disse.

 

Imprimir | Voltar