Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 17 de outubro de 2018
   

Sala de aula é uma estação de saberes em escola municipal do Uberaba

12/06/2018
capa

Qual criança nunca sonhou ser astronauta? Conhecer o espaço e olhar as estrelas de perto? E quem nunca parou para observar a lua em uma noite sem nuvens? Foi com base nessas questões que a Escola Municipal Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Uberaba, desenvolveu a Oficina de Astronomia para os estudantes do tempo integral.

“Desejos e curiosidades comuns na infância, como descobrir o espaço ou viajar num foguete, despertam nas crianças o interesse pela exploração, pela pesquisa e pelo desafio. Sem dúvida, essa temática espacial é capaz de estimular os estudantes a explorar um vasto universo de conhecimentos científicos e tecnológicos”, explica a idealizadora da oficina, a professora Luciene Cristina Fraga Lacerda.

Durante a atividade, são realizadas práticas de Ciência e Tecnologias para que as crianças aprendam de forma divertida os conteúdos que envolvem as ciências do espaço, como a astronomia (que trata dos corpos celestes) e a astronáutica (ciência que trata da construção e operação de veículos projetados para viajar no espaço).

“Elas apresentam problemas que demandam várias disciplinas para sua resolução e, além disso, são capazes de visualizar mais facilmente os conceitos e princípios envolvidos”, diz Luciene.

Os estudantes conversam sobre viagens tripuladas ao planeta Marte, o desenvolvimento de um meio de transporte reutilizável no espaço (os ônibus espaciais), diversas modalidades de satélites artificiais da Terra e sistemas conhecidos como estações espaciais.

Em abril deste ano, a Estação Espacial Internacional (ISS) passou pelo céu de Curitiba e foi notícia na imprensa. Utilizando uma matéria do jornal Gazeta do Povo, intitulada “Estação Espacial passa por Curitiba nesta terça e vai ser vista a olho nu”, os estudantes conversaram sobre o tema e discutiram o que eles entendiam por Estação Espacial. O estudante Rafael Novais, 9 anos, explica: “é um lugar com pouca gravidade, acho que lá deve ter todas as comidas de uma casa normal, deve ter tudo,  menos garagem”, imagina o menino.

“Nós lemos uma notícia muito legal durante a oficina, que falava sobre a passagem da Estação Espacial ISS pelo céu de Curitiba. Depois de muito estudo conseguimos informações para explicar a importância desse recurso para a ciência e a pesquisa”, relata o estudante Ailton Luiz de Oliveira Filho, 10 anos.

Na prática, eles demonstram o que aprenderam ao confeccionar maquetes do sistema solar, foguetes, além de produzir textos, vídeos e podcasts. O registro das aprendizagens estão disponíveis para acesso no endereço

Ler e pensar

Pelo Projeto Ler e Pensar, realizado nas escolas municipais em parceria com a Gazeta do Povo, os estudantes da oficina conseguiram reunir elementos para pesquisa e elaborar informações para divulgação na página do jornal eletrônico escolar.

O Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura e cidadania, com apoio do jornal na realização de atividades. Tem como objetivos contribuir para que estudantes compreendam a importância da leitura e da democratização da informação na aprendizagem, na construção do conhecimento e na formação para o exercício da cidadania.

Imprimir | Voltar