Curitiba, 17 de agosto de 2018

Greca vistoria última etapa de obra da Manoel Ribas, que ficará pronta antes do prazo

12/06/2018

O prefeito Rafael Greca e o o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, estiveram na manhã desta terça-feira (12/6) na Avenida Manoel Ribas, em frente à Praça Vêneto, que está sendo reformada. A revitalização da praça, que fica na divisa entre Santa Felicidade e Butiatuvinha, completa o amplo investimento que a via mais importante da região está recebendo. A Manoel Ribas está em obras numa extensão de 3,2 quilômetros, desde a Rua Madre Clélia Merloni até o Contorno Norte (PR-418).

"Está ficando uma beleza a Avenida Manoel Ribas desde a área tradicional de Santa Felicidade até Campo Magro. Estamos fazendo calçada, ciclofaixa e asfalto de primeira qualidade", disse o prefeito. "Também estamos asfaltando a rua vizinha à Praça Vêneto, com o dinheiro que sobrou. Na praça, vamos colocar uma quadra de esportes moderna, uma miniarena de futebol", contou Greca, que também anunciou, ao lado da deputada estadual Maria Victoria e da vereadora Maria Manfron, que a nova Manoel Ribas será inaugurada em julho, cinco meses antes do previsto para a conclusão.

A administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, também acompanhou a visita do prefeito, assim como a equipe da Secretaria de Obras.

A miniarena está sendo executada com recursos do Governo do Estado e é resultado de emenda parlamentar da deputada Maria Victoria. Na praça a Secretaria do Meio Ambiente também faz a remodelagem da área do parquinho e da academia ao ar livre. Ela terá bancos e paisagismo.

Na rua sem saída de 170 metros, prolongamento da Manoel Ribas, bem em frente à praça, está sendo feita a pavimentação e sendo colocadas calçadas. Devido à variação do câmbio, restaram cerca de R$ 300 mil da obra da Manoel Ribas para a execução de complementações como esta.

O investimento de R$ 20 milhões na avenida é resultado da parceria da Prefeitura de Curitiba com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. Deste total, R$ 6,3 milhões são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, R$ 7 milhões do BID e o restante da Prefeitura.

Participação

O plano de obras da Avenida Manoel Ribas foi apresentado e validado com a comunidade em audiências públicas na Regional de Santa Felicidade, atendendo às exigências do BID. A Manoel Ribas, que é também uma via de ligação metropolitana, terá novo pavimento, calçadas com rampas de acesso, ciclovia, além das obras de drenagem e paisagismo.

As vagas de estacionamento na avenida foram projetadas para atender a demanda da região e seguem as características da via. São 299 vagas.

Mesmo antes do fim das obras, os moradores já aproveitam as vantagens da renovação. O aposentado Geraldo Stival usou pela primeira vez, nesta terça-feira, a pista de caminhada da Manoel Ribas. "Quero vir todos os dias", avisou. "Não pensei que essa rua iria ficar tão boa", disse ele.