Curitiba, 19 de junho de 2018

Greca e embaixador uruguaio planejam evento cultural e gastronômico

12/06/2018

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam nesta terça-feira (12/06), no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, o embaixador da República Oriental do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio Balbela. No encontro, eles trataram da organização de uma semana gastronômica e cultural para apresentar a capital paranaense em Montevidéu e um evento semelhante da capital uruguaia em Curitiba, com periodicidade anual, voltados para estreitar os laços do Mercosul.

“No Mercado Municipal de Curitiba teremos a exposição e degustação de produtos uruguaios, como os vinhos Preludio e tannat, o caviar sulamericano uruguaio, os queijos, salames e a erva-mate beneficiada", explicou o prefeito. "Da mesma forma, haverá exposição de produtos paranaenses no mercado de Montevidéu, espetáculo do coro e da orquestra da Camerata de Curitiba nos teatros Solís e Sodre, assim como a apresentação de grupos uruguaios na Capela Santa Maria, no Teatro Guaíra e Memorial de Curitiba. Um intercâmbio também no comércio de móveis, madeira, lãs, artesanato e manufatura, e em especial entre as cidades de Foz do Iguaçu e Punta del Este”, disse Greca, que também solicitou um trabalho conjunto para retomar os voos diretos de Curitiba para Montevidéu.

Balbela, que foi o encarregado do Mercosul na Organização Internacional do Comércio e um dos formuladores do tratado da Associação Latino Americana de Livre Comércio - ao lado do embaixador curitibano Bernardo Pericás Neto - agradeceu a receptividade do prefeito e elogiou Curitiba. “Estou muito impressionado com a cidade, a organização, limpeza e o transporte coletivo são referências. O encontro também foi muito produtivo com as tratativas das ações de integração do Uruguai com Curitiba”, disse.

Participaram do encontro o cônsul-geral da República Oriental do Uruguai, José Luís Remedi Zunini; o presidente da Associação de Produtores Florestais Uruguaios, Carlos Faroppa; o presidente da Câmara de Comércio Brasil - Uruguai, Nelson Gramazio; o médico Marlus Moro e Marta Fabri Moro; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o secretário municipal de Abastecimento e Agricultura, Luiz Gusi; e o assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin.