Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 17 de agosto de 2018
   

Adam Robô ajudará no atendimento da rede municipal de Saúde

12/06/2018
capa

O prefeito Rafael Greca recebeu em nome da cidade, nesta terça-feira (12/6), o primeiro Adam Robô, equipamento de teste de visão criado pela startup curitibana Prevention e finalista mundial da competição Imagine Cup, promovida pela Microsoft. A entrega foi feita pelo dono da startup, Juliano Santos, no seminário Saúde 4.0 – Como Inovar a Saúde no Brasil, no Engenho da Inovação.

O aparelho já beneficiou cerca de 3 mil pessoas atendidas gratuitamente nos Mutirões da Cidadania da Prefeitura. Agora, começará a ser usado, dentro de 15 dias, nas regionais de saúde do município.

“O Adam Robô é um exemplo de que a tecnologia pode levar a inovação quando realmente beneficia a população. Além disso, este aparelho é o primeiro grande fruto do Vale do Pinhão”, afirmou o prefeito, em referência ao movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

Greca pediu ainda que toda a rede de inovação da cidade se una para transformar Curitiba em um grande laboratório de desenvolvimento de soluções e produtos que realmente atendam a população. “A cultura da inovação só vale quando vem acompanhada de processo social, garantindo aos moradores maior acesso à educação, saúde e ao emprego”, reforçou.

A história de Juliano e seu Adam Robô é um bom exemplo de como o Vale do Pinhão estimula novas ideias. O empreendedor sempre quis criar um equipamento leve, simples, preciso e com custo acessível para o pré-diagnóstico de doenças oculares. Com o apoio do ambiente criativo e profissional do coworking da Prefeitura, o Worktiba, conseguiu progredir com o projeto. “Graças às conexões criadas no Vale do Pinhão, a Prevention começou suas atividades no Worktiba Barigui, fechou parcerias com fornecedores de hardware e software e hoje está incubada na Fiep, onde desenvolveu o Adam Robô”, recordou ele.

Premiação da Microsoft

O Adam Robô e os outros dois projetos selecionados no México e na Argentina vão representar a América Latina na final mundial da Imagine Cup, em Seattle, EUA, no próximo mês. Eles irão concorrer com 34 times do mundo inteiro.

O grande campeão ganhará US$ 100 mil, somando dinheiro, viagens e subsídios para desenvolvimento do projeto, além de mentoria do indiano Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Logo em seguida, o Adam será levado para a África do Sul, a convite do consulado do país, por onde serão iniciados os atendimentos a uma população de 409 mil habitantes de 25 países do continente africano.

Seminário

O seminário Saúde 4.0 – Como Inovar a Saúde no Brasil reuniu, no Engenho da Inovação, especialistas, profissionais de saúde e empreendedores que foram buscar conhecimentos para criar inovações que garantam à população um atendimento médico mais humano e de melhor qualidade. “Com este evento gratuito, buscamos mostrar quais são os desafios para ser criar no Brasil produtos e serviços inovadores capazes de promover o alívio da dor, diagnósticos ainda mais precisos e a melhoria do atendimento nos postos de saúde”, salientou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão.

O cardiologista João Vítola, diretor-geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, abordou o tema “Como anda o coração dos curitibanos e onde podemos inovar”. Beatriz Battistella Nadas, superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, detalhou a criação do Sistema de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (E-saúde).

O professor Cleverson Cunha, coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez a palestra “Inovando em Saúde Juntos”. Já o médico Fernando Carbonieri, CEO e fundador da Academia Médica, falou sobre o tema “Por que inovação em saúde é tão diferente e difícil?”.

Também participaram do seminário e da cerimônia de entrega do Adam Robô o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira; o diretor jurídico da Agência Curitiba, Frederico Lacerda; o administrador da Regional Matriz, José Dirceu de Matos; o administrador da Regional Pinheirinho, João Cordeiro; e o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha.


 

SAIBA MAIS

Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão é movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

 


 

 

Imprimir | Voltar