Curitiba, 11 de dezembro de 2018

Pedidos de remoção de veículos são quase 9 mil em dois meses

05/07/2018

O número de pedidos da população para que sejam removidos veículos abandonados ou estacionados de forma irregular na via pública aumentou em quase dois mil com o funcionamento do serviço de guincho contratado pela Prefeitura. De janeiro a março, antes do início da operação, foram registrados pela Central 156 cerca de 6,9 mil pedidos de remoção. Em abril e maio, com o serviço funcionando, o número de solicitações subiu para 8,8 mil no período.

“Isso pode indicar que a população se sente estimulada a denunciar porque sabe que será atendida”, observa o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Claudionor Agibert.

Um diferencial nos bairros tem sido o apoio de guardas municipais na atividade. Desde fevereiro, a corporação tem a atribuição de atuar também no trânsito. Além de estar autorizada para aplicar multas relativas a infrações de motoristas, o efetivo está sendo capacitado para requisitar a remoção de veículos estacionados irregularmente, sem a necessidade da presença de agentes de trânsito. Cerca de 60 guardas já passaram pelo treinamento e estão reforçando o trabalho, até então exclusivo dos agentes da Setran.

“O reforço vai ajudar a Prefeitura a ser ainda mais eficiente no atendimento das demandas da população referentes a esse tipo de infração, democratizando o espaço das ruas franqueado aos veículos e deixando a cidade mais segura”, justifica Agibert. Ele lembra que essa atribuição é importante para garantir segurança viária e evitar problemas como carros estacionados em guia rebaixada ou, ainda, próximo de esquinas, retirando a visibilidade de outros condutores, além das irregularidades cometidas em vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.

Guardas no trânsito
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, assim que detectam um veículo indevidamente estacionado na rua ou são acionados por demandas da população, pelo telefone 156, os guardas podem acionar o serviço de guincho, para que seja feita a remoção, após emitir o auto de infração. Também cabe a eles documentar as características e condições dos veículos que serão removidos – placas, cor, modelo e a situação em que eles se encontravam na via pública.

Os dados são anotados em formulário disponível no aplicativo específico para a função e acompanhados de fotografias registradas dos veículos. Assim que o veículo é colocado no caminhão-guincho, é emitido o documento referente à operação. Todas as informações são recebidas em tempo real pelo sistema, na administração do pátio onde os veículos ficam até serem resgatados pelos donos ou irem a leilão. Um adesivo é colado no local onde o veículo irregular estava estacionado, com informações e telefones de contato.

“A Guarda Municipal está presente nas dez administrações regionais de Curitiba, atuando 24 horas todos os dias da semana, executando as funções de guarda, proteção e, a partir dos treinamentos recebidos, tem atuado com mais ênfase na fiscalização de trânsito em toda a cidade, em conjunto com os demais órgãos competentes”, explica Cardoso.