Curitiba, 16 de julho de 2018

Rua da Cidadania celebra aniversário com atendimentos em alta

05/07/2018

Em clima de festa, com direito a bolo de aniversário, algodão-doce para a criançada, apresentações musicais, circo, feira gastronômica e food trucks, a Rua da Cidadania da Regional Portão/Fazendinha comemorou nesta quinta-feira (5/7) 22 anos de existência.

“Fazemos cerca de 34 mil atendimentos por mês, o que mostra a importância da Rua da Cidadania para os bairros da Regional Portão/Fazendinha”, disse o administrador regional, Gerson Gunha.

Segundo ele, os atendimentos estão aumentando com a ampliação dos serviços, através da incorporação de novas atividades de esporte e lazer, principalmente. Apesar de exercer uma função importante junto ao público com a oferta de serviços, a Rua da Cidadania Portão Fazendinha funciona como um núcleo de integração dos moradores da região. “Aqui a comunidade também gosta de ocupar os espaços para esporte e lazer, através do uso de nossas quadras. Tem também as atividades do auditório, como as aulas de dança e espaço para artes marciais”, destacou Gunha.

Embaladas pela Banda Lyra Curitibana, as atividades do dia de aniversário do equipamento começaram às 9h e se estenderam até 17 horas. O público que passou por lá pode curtir aulas de zumba, apresentações musicais e de teatro, circo, quadrilha junina, serviços de beleza com o Instituto Embelleze, área de recreação infantil e exposições da SMMA e de escolas municipais da região.

Escute seu coração

Mas teve espaço na festa também para cuidar da saúde. Os alunos do quinto ano das escolas Nancy Ceccatto (Parolin), Adriano Robini (Fazendinha), participaram de uma atividade do programa Escute seu Coração, da Secretaria Municipal de Saúde. O enfermeiro Ronald Gielow, chefe da Unidade de Saúde Guaíra, conversou com os pequenos alertando sobre as necessidade de cuidar do coração desde criança.

Outra ação educacional também foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que distribuiu mudas de árvores frutíferas.

Bolo e parabéns

Antes de comer bolo e festejar os 22 anos de funcionamento da Rua da Cidadania, as autoridades e o público presente assistiram a apresentações de alunos de escolas da região. Houve demonstrações de ginástica seguida da apresentação do coral da Escola Adriano Robini com o Hino de Curitiba. Depois foi a vez dos alunos da Escola Municipal Miguel Krug apresentarem dança folclórica italiana. Coordenados pela professora Marina Paludzyszyn, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, as crianças caracterizadas com trajes típicos encantaram os presentes.

Na área da Regional Portão vivem perto de 185 mil pessoas, segundo estimativa populacional de 2017. Oito bairros fazem parte dessa administração regional da Prefeitura: Água Verde; Portão; Fazendinha; Guaíra; Santa Quitéria; Vila Izabel; Parolin e Seminário.

Participaram, do evento, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; presidente da Cohab, José Lupion Neto; vereadores Dona Lourdes, Zezinho do Sabará, Mauro Bobato, Edmar Colpani, Thiago Ferro e Pier Petruzziello e o líder comunitário Edson do Parolin.