Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 16 de julho de 2018
   

RH recebe Sismuc para tratar dos servidores polivalentes e dos aposentados

10/07/2018
capa

O Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos prepara ações voltadas à prevenção da dependência química direcionadas às chefias das diversas secretarias. O assunto foi um dos temas abordados durante o encontro desta segunda-feira (9/7) entre os integrantes da Comissão de Negociação da Prefeitura de Curitiba e os do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). A pauta foi voltada aos profissionais polivalentes e aos aposentados.

"Este assunto envolve o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), a medicina do trabalho, temos grande preocupação, por isso, não podemos deixar de lidar com os casos que surgem em diversas áreas", afirmou a diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Maria de Lourdes D'Avila.

Os representantes do sindicato destacaram a importância de trabalhar o tema da dependência química com os demais servidores. Prefeitura e Sismuc acordaram que o assunto será um dos temas durante a Sipat de 2018, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

"Além disso queremos envolver mais as chefias em relação aos encaminhamentos que devem ser feitos quando algum servidor demonstrar sua dependência em relação ao álcool ou a outras drogas. Antes que o problema fique crônico, é preciso abordar e encaminhar o servidor", disse a diretora.

Durante a reunião coordenada pela superintendente da Secretaria de Recursos Humanos, Luciana Varassin, foi tratada ainda da nomenclatura dos polivalentes, que poderá ser alterada, conforme solicitação dos servidores, mediante aprovação das secretarias que têm profissionais polivalentes em seu quadro.

A disponibilidade dos equipamentos de proteção individual para os servidores e os mapas de risco também foram assunto da reunião. O Departamento de Saúde Ocupacional fará um levantamento dos locais onde ainda faltam mapas de risco ou aqueles em que os mapas não estão em local visível para todos. Também será analisada com a equipe de segurança do trabalho a possibilidade de tornar os mapas de risco mais didáticos, conforme propôs o Sismuc.

Na pauta dos aposentados foram tratados de temas como o cálculo dos proventos, que deve estar de acordo com a norma constitucional. Os representantes da prefeitura esclareceram que a aposentadoria é proporcional ao tempo de contribuição de cada servidor.

Eles também conversaram sobre a oferta de especialistas pelo ICS para as consultas eletivas no próprio instituto. Os integrantes da comissão informaram que o ICS aumentou o rol de procedimentos e consultas eletivas com novos credenciados após o registro na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Participaram da reunião representantes das secretarias de Recursos Humanos, Governo Municipal, do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba, o IPMC, e integrantes do Sismuc.

O encontro faz parte da discussão anual entre a prefeitura e os sindicatos. Esta e as demais atas das reuniões entre a Comissão de Negociação da Prefeitura e os sindicatos ficam disponíveis após cada reunião no site RH 24 Horas.

Imprimir | Voltar