Curitiba, 16 de dezembro de 2018

Cultura e folclore alemão são destaque na Casa Encantada

09/08/2018

A Biblioteca Casa Encantada do Bosque Alemão, no Vista Alegre, vai receber o Festival Alemão, neste sábado (11/8), a partir das 10h. O evento terá contações de histórias pelas bruxas e a comunidade alemã da cidade realizará apresentações culturais.

Todas as histórias contadas pelas bruxas Beth e Cidinha neste sábado serão de origem alemã, acompanhadas de explicações sobre a cultura e o folclore alemão e a importância na literatura.

A coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta, explica que o objetivo do festival é divulgar a cultura alemã e sua influência nos costumes do povo brasileiro, além de apresentar atrações culturais do povo germânico.

“Conhecer a cidade e os povos que ajudaram a construí-la é fundamental para o pertencimento, para o sentimento de amor pela nossa terra”, disse Andrea.

A Casa Encantada

O espaço foi inaugurado em março de 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, como uma homenagem aos imigrantes alemães. O bosque é um dos pontos turísticos de grande visitação da cidade, onde curitibanos e turistas podem encontrar atrações como o Oratório de Bach, o mirante com vista de Curitiba e da Serra do Mar; a trilha do João e Maria (Hänsel und Gretel, no original alemão), com a reprodução em painéis, dos versos desse conto dos Irmãos Grimm, além da trilha que cruza o bosque.

No final da trilha está a Casa Encantada, conhecida também como a “Casa da Bruxa”, construção em estilo alemão que reproduz a moradia da Bruxa do conto João e Maria. Lá são feitas as contações de histórias.

A casa integra as 194 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares da Secretaria Municipal de Ensino de Curitiba (SME), com um acervo de 2,3 mil livros para empréstimos com ênfase à literatura infantil e infantojuvenil, além dos exemplares alemães, doados pelos usuários e comunidade. Funciona sob a coordenação da Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas.

A Hora do Conto é feita diariamente na Casa da Bruxa, pelas professoras da rede municipal de ensino que se caracterizam como bruxas. O atendimento é de terça a sexta-feira para grupos previamente agendados (escolas públicas e privadas de Curitiba, região metropolitana, além dos grupos de terceira idade, unidades de saúdes e Fundação de Ação Social, a FAS).

Nos finais de semana e feriados, o atendimento é feito em três horários de contações de histórias: 11h, 14h e 16h.

Confira a programação

10h - Cerimônia de abertura

10h15 - Apresentação do Coral Harmonia

10h45 – Apresentação do Grupo folclórico Einigkeit Tanzgruppe