Curitiba, 17 de agosto de 2018

Recordista de pedidos ao 156 elogia a administração

10/08/2018

O zelo e o asseio vêm de berço. “Gosto de tudo limpo e certinho. Cuido da minha cidade como se fosse a minha casa”, conta Sebastião Batista Martins. Recordista de solicitações à Central 156, com perto de 30 mil pedidos registrados, ele foi recebido nesta sexta-feira (10/8) pelo prefeito Rafael Greca, no Palácio 29 de Março, sede da administração municipal.

“Seu trabalho é muito bem visto por mim. Nossa cidade precisa ser permanentemente cuidada”, elogiou o prefeito. “Fico mais feliz ainda que você tenha sido atendido em 80% das solicitações. É sinal que a Prefeitura funciona”, completou Greca.

Segundo Sebastião Martins, a cidade melhorou nesta administração. “Antes, não tínhamos acesso, nem agilidade nas respostas. A cada dez ligações, uma demanda era resolvida. Hoje está muito melhor.”

Martins, que teve sua história de recordista de solicitações ao município mostrada no noticiário, contou que recebeu elogios e críticas pelo que faz. “Me ligaram depois disso. Foram 80% de elogios e 20% de críticas.”

Nos registros do 156 constam 29.361 solicitações em nome de Sebastião Batista Martins, desde 1º de janeiro de 2010 até a última quinta-feira, 9 de agosto de 2018. Deste total, 79,81% foram solucionados.

O primeiro pedido ele não recorda, mas os últimos foram pelo restabelecimento de pontos de iluminação pública nas ruas XV de Novembro e João Negrão. “É bom termos este contato, porque precisamos de várias melhorias na cidade”, disse Martins, que no encontro com o prefeito foi acompanhado pela mulher, Lígia Ieger Backschat Martins.

“Ele é um verdadeiro zelador urbano que nos ajuda a cuidar da cidade. Prefiro os que me criticam, porque me acrescentam, aos que me bajulam e podem me por a perder”, disse Greca.

Morador das imediações da Praça Tiradentes, Martins tem no topo da lista de solicitações encaminhadas ao 156 demandas relacionadas ao trânsito, como estacionamento irregular. “Falta educação aos motoristas que não respeitam a sinalização. Se você reclama eles dizem que é domingo, feriado e ninguém multa. É como se a lei só valesse de segunda a sexta-feira.”

Catarinense de nascimento e curitibano por adoção há mais de 40 anos, Sebastião é representante comercial de produtos de beleza. Ele tem a organização, o asseio e a limpeza como regras. “Sou eu quem lavo e passo a minha roupa. Também cuido dos sapatos: dos meus e da minha esposa. Ela diz que eu compro perfume até para o carro. Analiso muito as coisas, meu pai era assim”, contou.

No encontro com o prefeito, Sebastião e a esposa receberam como lembrança o livro Curitiba - Luz dos Pinhais. Também estiveram na reunião os responsáveis pela Central 156 no Gabinete, Juliana Cruz Lima, e na Secretaria do Governo Municipal, Cilmara Batista, e o coordenador do serviço no ICI (Instituto das Cidades Inteligentes), Ozíres Oliveira.