Curitiba, 17 de agosto de 2018

Moradores do Tatuquara estão próximos de navegar gratuitamente pela internet

10/08/2018

A previsão é que dentro de no máximo 40 dias a Regional Tatuquara passará a contar com internet gratuita da Copel. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta sexta-feira (10/8), durante visita técnica acompanhada por integrantes do Governo do Estado no Tatuquara.

A região conta com uma população estimada de 150 mil pessoas e não é assistida com internet por falta de interesse das operadoras privadas em oferecer o serviço. Agora a Copel Telecom vai suprir esta deficiência, levando wi-fi de qualidade e de alta velocidade para os moradores, sem nenhum custo.

“Vai acabar esta história de que só quem tem telefone bom consegue acessar a internet. Agora todo mundo poderá usar gratuitamente a rede mundial, principalmente os serviços públicos da Prefeitura, como aplicativo Saúde Já, e do Governo do Estado”, exemplificou o prefeito.

Parceria

Greca havia detectado a deficiência de internet na região, durante uma audiência do projeto Prefeitura nos Bairros, ocorrida em maio deste ano na Regional Tatuquara. O relatório feito pelos gestores da Saúde ao prefeito, apontavam que a população não usava o aplicativo Saúde Já para marcar consultas na rede pública de saúde, porque não tinha acesso à internet.

O prefeito enfatizou que o projeto só se materializou graças a uma parceria com o Governo do Paraná, por meio da Copel Telecom. “Agora nós estamos conectando o Tatuquara à internet, mas é importante também citar que estamos asfaltando 250 ruas em Curitiba, graças à parceria com o governo”, disse Greca.

A internet gratuita no Tatuquara representa um avanço significativo para a população, que poderá acessar os serviços públicos, como também aos estudantes da região, que poderão dispor da rede para pesquisas e trabalhos escolares.

Corredor de wi-fi

Para tornar o projeto realidade, a Copel Telecom vai criar um corredor de wi-fI, liberando o acesso à internet através de um portal, explicou o diretor técnico da Copel Telecom, Maurício Arbetman. O ambiente wi-fi será nos prédios públicos da região, como unidades de saúde, Rua da Cidadania do Tatuquara, escolas e Faróis do Saber.

Maurício não fixou um prazo para que a internet esteja funcionando, mas ele estimou que será rápido. “Creio que no máximo em 40 dias, os moradores do Tatuquara já poderão acessar a internet gratuitamente”, afirmou.

Acesso ao Saúde Já e muito mais

Com a internet gratuita os moradores do Tatuquara poderão, além de permitir às pessoas a marcação de consultas através do aplicativo Saúde Já, também acessar resultados de exames do Laboratório Municipal, acesso ao programa Mãe Curitibana e a outros serviços da Prefeitura.

Permitirá também acesso à plataforma digital do Fala Curitiba, o programa de consultas públicas da Prefeitura para ouvir as demandas da população para definir o orçamento da cidade, e a serviços da Celepar e Governo do Paraná.

Participaram do evento além do prefeito, o vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel, presidente da Copel, Jonel Iurk, os diretores da Copel Maurício Arbetman e Rafael Oliveira, secretários municipais, administradores regionais, vereadores e lideranças comunitárias da região.