Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 17 de agosto de 2018
   

Servidores têm palestra sobre gênero e orientação sexual

10/08/2018
capa

A psicanalista especialista em gênero e sexualidade Letícia Lanz comandou, na manhã desta sexta-feira (10/8), a roda de conversa "Sexo, gênero e orientação sexual: controvérsias e convergências no mundo do trabalho". A atividade ocorreu no auditório do Edifício Delta.

A palestra foi preparada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com o apoio do assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan. A roda de conversa teve a participação de cerca de 40 servidores que integram o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça e o Grupo de Trabalho da Prefeitura que está tratando do uso do nome social entre os servidores.

O assessor de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar José da Silva, o Candieiro, também participou.

Durante a apresentação, Letícia reforçou com os servidores a importância da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que pessoas trans podem alterar o nome e o sexo no registro civil, sem que se submetam a cirurgia.

"Qualquer pessoa pode mudar no cartório", disse Letícia. Durante a roda de conversa, a psicanalista enfatizou a diferença entre sexo, gênero e orientação sexual. "Masculino e feminino é o gênero, e não o sexo, como estamos acostumados", observou. Letícia respondeu a perguntas feitas pelos servidores.

Sem preconceito

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Maria de Lourdes D'Avila, o encontro foi uma oportunidade para que os membros do Comitê pudessem qualificar as ações que estão em desenvolvimento na Prefeitura.

"Queremos estabelecer uma cultura organizacional livre de preconceitos e estigmas, onde as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade", disse a diretora. Ela destaca ainda que Letícia Lanz tem grande experiência no tema.

Experiência

A psicanalista Letícia Lanz é especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou por 30 anos como consultora na área de Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho, em organizações públicas e privadas do país e do exterior.

Publicou diversos livros. O título mais recente é “O Corpo da Roupa: introdução aos estudos transgêneros”. Letícia também é membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná.

Participou da fundação da ABRAT – Associação Brasileira de Transgêneros, fundou o Movimento Transgente. Como palestrante e professora convidada, tem participado de congressos e seminários no país, ministrando cursos e palestras sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos, à Diversidade Sexual e de Gênero, aos Estudos Transgêneros e ao Resgate e Defesa dos Direitos Civis das Pessoas Transgêneras.

Imprimir | Voltar