Curitiba, 11 de dezembro de 2018

Worktiba tem debates sobre ODS e práticas sustentáveis

29/08/2018

O Wortiba Barigui recebeu nesta terça-feira (28/8) a segunda edição do seminário Logística Reversa e Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba. O evento foi criado pela startup Neurobanco, uma das 28 empresas que fazem parte do coworking público Worktiba.

Quem abriu o evento foi Juliano Santos, criador do Adam Robô na primeira turma que ocupou o coworking, em março de 2017. A criação iniciada no Worktiba Barigui foi eleita a mais inovadora da América Latina pela Microsoft e recentemente recebeu aporte financeiro e novos sócios no reality show Shark Tank do canal Sony.

Abrindo a tarde de palestras o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República (SNAS), Cláudio Ribeiro, abordou a aplicação dos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) nos âmbitos do município, do estado e do país.

No mesmo dia, no período da manhã, ele esteve com representantes do município de Curitiba para a criação de uma comissão municipal de Desenvolvimento Sustentável, assim como já vem ocorrendo em outros estados e cidades do Brasil. Ribeiro ressaltou a integração dos programas e ações executadas no município. “Curitiba está trabalhando muito bem os ODS de forma integrada, e a integração dos programas, secretarias e órgãos é fundamental para o atingimento dos objetivos até 2030. Na saúde, alguns objetivos já foram atingidos antes do prazo”, disse.

Logo na abertura da palestra do Worktiba, Claudio elogiou o espaço e a proposta do coworking público municipal. “Espaços como esses são valorizados no mundo todo, servir a população com uma completa infraestrutura totalmente gratuita é fundamental. Aqui a gente tem um germe inoculado com a possibilidade de gerar inúmeras grandes empresas”, disse.

Ribeiro ressaltou a importância do entendimento dos ODS pela população desde a sua composição, uma vez que a mais recente pesquisa informa que apenas 1% conhece esses objetivos, mesmo sendo eles desenvolvidos regionalmente com diversos grupos da sociedade.

A segunda palestrante falou sobre a reciclagem, um dos objetivos dos ODS. A coordenadora do Plano Setorial de Logística Reversa do Sindicatos das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), Angela Finck, ressaltou o alto índice da reciclagem de papel no estado: “Aqui reciclamos 63% de todo o papel produzido, desde o plantio das árvores, até a produção final, a meta da União Européia para 2020, por exemplo, é de 60%”, analisou.

Aplicar os ODS nas empresas é um dos objetivos da bancária Priscila de Abreu Santos. A funcionária pública esteve no evento para entender a integração dos objetivos propostos para os governos e a participação das empresas públicas e privadas no conjunto. “Aqui iniciamos um debate, mas é preciso se aprofundar mais, entender melhor o papel das empresas nesse trabalho conjunto para o atingimento dos objetivos”, comenta.

Simultaneamente às palestras, foi realizada a feira de produtos sustentáveis com as marcas: TesselArt Mosaicos, Arte em Madeira de Ronaldo Haames, Sal e Luz (Lets Design), Casa 102, Infinito Possibilidades, EcoArtes, Bike de Bambu, Nova Era Vassouras de Pet, Eco Design, Delacrux e Meu Copo Eco.