Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 24 de setembro de 2018
   

Servidores devem comparecer aos exames médicos periódicos

13/09/2018
capa

Uma estatística preocupa a equipe de Saúde do Trabalho na Secretaria de Recursos Humanos: muitos servidores têm faltado aos exames médicos periódicos. Os dados de 2017 e os parciais de 2018 revelam que a cada 100 atendimentos agendados os servidores faltam a 22.

"Isso nos preocupa e afeta o nosso trabalho. Quando uma consulta é marcada para um determinado servidor, nós não agendamos para nenhum outro ", afirma o gerente da Medicina Ocupacional, Lino Tasso Ravaglio Junior.

Segundo ele, uma das causas das ausências está relacionada à liberação do servidor pela chefia. "Fazemos um apelo às chefias para que dispensem o servidor no horário dos exames periódicos. Eles são importantes para o servidor e para o desempenho das suas atividades no trabalho", afirma o médico.

Os exames periódicos fazem parte do Programa de Avaliação e Controle da Saúde do Servidor e analisam a saúde do servidor conforme o ambiente de trabalho, o tipo de atividade exercida e o risco ocupacional existente. Eles devem ser feitos a cada três anos ou em intervalos menores, dependendo da atividade.

Os exames periódicos estão entre os exames ocupacionais a que os servidores têm direito. Além deste, também são exames ocupacionais o admissional (antes de o servidor tomar posse), o de retorno ao trabalho (quando o servidor se ausentar por pelo menos 180 dias), o de mudança de função e o demissional.

Como alterar

Quando está próximo da data do exame, o servidor é comunicado por e-mail. Se ele não puder comparecer na data e horário definidos, pode entrar em contato com a gerência da Medicina Ocupacional para alterar a data. Isso pode ser feito respondendo ao e-mail de convocação ou ligando para o telefone 3221 2077.

Imprimir | Voltar