Curitiba, 14 de novembro de 2018

Professores aprendem a inovar nas escolas de ensino integral

14/09/2018

Associar programação, robótica e reforçar a compreensão da leitura nas atividades relacionadas às práticas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciência e Tecnologia. Esse é o objetivo da formação voltada a um grupo de 105 professores de escolas integrais.

O curso Inovação na Educação Integral: Programação e Robótica nas Escolas integra o programa Veredas Formativas, de formação dos profissionais da rede municipal. É fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), com encontros presenciais e a distância e atividades práticas para os professores trabalharem nas Unidades de Educação Integral (UEIs).

As primeiras atividades aconteceram na Secretaria Municipal da Educação. O curso foi planejado para ressaltar a importância da integração das áreas, reforçar práticas que ensinam diferentes formas de leitura, de compreensão e interpretação e, com isso, desenvolver nos estudantes a capacidade de resolução de problemas.

“Leitura e boa compreensão são fundamentais para qualquer área do conhecimento”, diz a Michelle Feliciano, da equipe de práticas educativas da Gerencia de Educação Integral. “A programação, a robótica, as tecnologias são vertentes fortes e presentes na vida das pessoas, por isso, a escola, que é um ambiente formativo, não pode separá-las da áreas do conhecimento e sim integrá-las aos conteúdos”, ressalta Michelle.

Boas práticas

No curso os professores aprendem práticas inovadoras e criativas de desenvolver o raciocínio lógico e construir narrativas até mesmo com crianças que ainda não foram alfabetizadas.

“Era tudo o que eu queria aprender. Essa formação amplia minhas possibilidades de trabalho e me inspira para boas práticas”, disse Suelen Rodrigues Lopes, professora de acompanhamento pedagógico de práticas de Ciência e Tecnologias da Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Wenceslau Braz, no Boqueirão.