Curitiba, 24 de setembro de 2018

Ruas da Cidadania terão circuito de apresentações em lutas marciais

14/09/2018

Curitiba vai ganhar um circuito de treinamento e apresentações de lutas marciais nas dez Ruas da Cidadania. O projeto será desenvolvido pelas secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Defesa Social com o Instituto Shogun Rua, que será um parceiro voluntário para os treinos.

O novo projeto foi determinado pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta sexta-feira (14/9), na visita dos irmãos Maurício Shogun Rua e Murilo Ninja Rua. A ideia é que seja feito, na sequência, um campeonato em circuito nas dez Ruas da Cidadania e a grande final será na Ópera de Arame.

“Vamos começar esse movimento agora. Determinei que a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude organize com o Instituto Shogun esse circuito”, disse Greca. O projeto também vai envolver o departamento de Políticas sobre Drogas da Defesa Social. Será oferecido treinamento de muai thay, jiu jitsu e boxe.

“Queremos provocar na mocidade a vontade de aderir à disciplina da vida das artes marciais e com isso se sensibilizar para se livrar da influência do mundo das drogas”, explicou o prefeito. O Instituto Shogun também vai utilizar um pavilhão do Parque da Barreirinha para os treinamentos no futuro.

Os treinamentos e apresentações em lutas marciais nas Ruas da Cidadania devem ter início ainda neste semestre.

Campeão de MMA

Maurício Shogun é lutador profissional de MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês), faixa preta em muai thay e jiu jitsu. Compete na divisão dos meio-pesados do UFC (Ultimate Fighting Championship), maior evento de lutas do mundo. Em dezembro deve lutar pelo UFC na Austrália.

“Nossa intenção é usar o esporte como uma ferramenta de transformação social. A disciplina das artes marciais ajuda os jovens a ter uma vida saudável e longe das drogas”, disse Shogun, que é o único lutador brasileiro e único atleta em atividade a ser campeão do Pride e do UFC, os dois maiores eventos da história das artes marciais.

Convênio

Desde o mês de março, o Instituto Shogun mantém um convênio firmado com a Prefeitura para desenvolver ações que ajudem na redução de violência e do uso de drogas. O instituto trabalha pela inclusão social por meio da prática de artes marciais, educação ambiental e culturais. Em conjunto, são desenvolvidas aulas de práticas esportivas e oficinas.

Também participaram da reunião os secretários da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, e de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; o diretor de Políticas sobre Drogas, Cristiano de Bastiani, e Grace Kelly Puchetti Ferreira Rosa, também do departamento; e o diretor administrativo do Instituto Shogun, Christian Mazza.