Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
   

Crianças reforçam aprendizado da escrita e enviam cartas ao prefeito

10/10/2018
capa

Uma turma de 25 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel, recebeu respostas para questões feitas ao prefeito Rafael Greca sobre a administração da cidade nas áreas da zeladoria urbana e segurança. As questões haviam sido apresentadas em cartas escritas ao prefeito, que esteve na escola nesta quarta-feira (10/10) e conversou com as crianças.

“Recebi as cartas muito educadas e vim para responder e comemorar com vocês o Dia das Crianças e o Dia do Professor", disse Greca.

O prefeito foi recebido por um grupo de estudantes e professores na frente da escola. Em comemoração ao Dia das Crianças, a escola Campo Mourão, onde estudam cem estudantes do 1º ao 5º ano, organizou brincadeiras na rua e os meninos e meninas puderam levar patins, patinetes e bicicletas para se divertir.

“Trocamos ideias e conversamos sobre a história do bairro Vila Izabel, que é também o endereço do Templo das Musas, da grande biblioteca do professor Dario Vellozo, onde se guardam os ensinamentos sobre a pedagogia do professor Erasmo Pilotto e onde vive uma parte da alma de Curitiba", contou prefeito.

Iniciativa

Escrever cartas ao prefeito foi uma iniciativa dos alunos durante uma atividade proposta pela professora Cynthia Werpachowski, que buscou uma forma atrativa para resgatar a comunicação escrita e aprofundar o conteúdo de gêneros textuais. Ao mesmo tempo, a turma exercitou a cidadania e o respeito aos colegas e às autoridades.

Em tempos de comunicação dinâmica, com mensagens enviadas por email e aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, os estudantes aprenderam, de forma prática, os processos de organização de texto, saudação, estrutura, paragrafação e outros elementos.

Samuel Vinicius Alves, 10 anos, foi quem convidou o prefeito para ir até a escola. “Eu fiquei contente de ele vir e nos explicar que para melhorar a segurança está deixando a cidade mais iluminada”, disse Samuel.

Para João Carlos Calvetti Barloza, 10 anos, que questionou sobre a reforma do Bondinho da Rua XV, no Centro, o prefeito explicou que a revitalização será entregue em novembro, durante as comemorações do Natal. “Ele também disse que vai ter outro trem na cidade, que vai ser elétrico e eu achei legal”, disse João Carlos.

Izabelli Ribeiro, 10 anos, entregou desenhos da área de lazer da Rua Arthur Bernardes e ficou sabendo, por Greca, que estão sendo plantandos cem pinheiros na região, como medida compensatória pelas obras da nova trincheira da Rua Mário Tourinho.  

Direitos e deveres

Na atividade, a turma também escreveu cartas para alunos das escolas municipais Presidente Pedrosa, Professora Nansyr Cecato Cavichiolo e do Colégio Estadual Gabriela Mistral, que participaram do encontro com o prefeito.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, falou sobre a importância da educadora e poeta Gabriela Mistral na formação de professores. “Ela defendeu a lógica da professora mãe, historicamente presente no estudo dos professores, por isso ela é uma inspiração para todas as professoras que se eternizam na vida dos estudantes”, disse Maria Sílvia.

O encontro na escola foi acompanhado pela Madre Carmela de Jesus, primeira freira no Brasil, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus; pela irmã Devanir de Paula Aguiar; e pelo administrador da Regional Portão, Gerson Gunha. Também participaram a diretora da escola Campo Mourão, Eugênia Picone; o diretor do Colégio Estadual Gabriela Mistral, Herbert Sato; a chefe do núcleo da educação Portão, Teresinha Medeiros; e a vice-diretora Andryas Roberta Pereira Pinheiro.


 

Imprimir | Voltar