Curitiba, 14 de novembro de 2018

CDC americano conhece políticas curitibanas de combate ao HIV

08/11/2018

Representantes do Center Disease Control (CDC), agência de saúde americana, estiveram nesta quinta-feira (8/11), em Curitiba, para visitar equipamentos públicos e conhecer projetos do município voltados ao controle de HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (IST). De acordo com o CDC, os serviços oferecidos em Curitiba são inovadores.

A comitiva, composta também por integrantes do CDC Brasil, Fiocruz e Pepfar (programa norta-americano de enfrentamento ao HIV) reuniu-se com a secretária municipal da sSaúde, Márcia Huçulak. O grupo também visitou o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e o novo projeto A Hora é Agora: um armário eletrônico para dispensação de auto teste para HIV, instalado na Rodoviária de Curitiba. O CDC é parceiro da Prefeitura neste projeto, cujo objetivo é desenvolver ações voltadas ao público masculino, considerada a população mais vulnerável da epidemia.

Para o diretor do CDC, Paul Young, Curitiba é referência na adoção de tecnologias de testagem e tratamento para HIV/AIDS. “Esse projeto A Hora é Agora está usando uma das abordagens mais inovadoras para atingir a população que é mais difícil de atingir”, falou.

Para a secretária da Saúde, a parceria com o CDC soma resultados aos serviços de Curitiba e abre a possibilidade de entrada de tecnologias e inovações de tratamentos. “Sem esse apoio não teríamos conseguido fazer tanto em tão pouco tempo”, disse.

Durante a reunião com a comitiva, Márcia falou também sobre a satisfação de Curitiba em ter sido a primeira cidade brasileira a receber a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV. Young demonstrou a intenção de contribuir ainda mais para outros avanços. “Fico satisfeito com esse resultado e espero que possamos, juntos, alcançar mais sucesso para a saúde da população. Queremos pensar em maneiras de contribuir ainda mais para os futuros passos de Curitiba na luta contra o HIV”, disse Young.