Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 14 de novembro de 2018
   

Curitibinha do Boqueirão é bicampeão brasileiro de triatlo

08/11/2018
capa

O curitibinha Leonardo Santos Espíndola Dias tem apenas 9 anos, mas já é bicampeão brasileiro de triatlo. O morador do Boqueirão tem no currículo mais de 40 medalhas conquistadas em provas de corrida, natação e no triatlo. O prefeito Rafael Greca recebeu a promessa do esporte curitibano na tarde desta quinta-feira (8/11), na Prefeitura.

“Você fez bonito em Brasília. Agora tem que se dedicar para ser um bom atleta e cuidar do corpo. Não precisa querer ganhar sempre”, disse Greca ao receber o atleta.

Leonardo estuda na Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. Neste ano ele venceu as três etapas da Copa Triathlon Brasil na categoria infantil, em Florianópolis, Palmas e Brasília. As provas envolvem 100 metros de natação, três quilômetros de bicicleta e um quilômetro de corrida. O menino nada desde os 3 anos de idade e pratica triatlo desde o ano passado.

“Das três modalidades a que eu mais gosto é nadar”, disse Leonardo. Ele deu de presente ao prefeito a touca de natação que usou para conquistar o bicampeonato brasileiro em Brasília. “É para você lembrar quando eu estiver disputando a Olímpiada”, disse o menino.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, afirmou que a Prefeitura vai oferecer uma bolsa acompanhamento a Leonardo. “Será um projeto-piloto e ele vai poder treinar nos espaços da Prefeitura com acompanhamento dos especialistas da secretaria”, explicou Trautwein.

Esgrima

O prefeito também recebeu dois curitibanos campeões da esgrima. Alexandre Camargo, 19 anos, ganhou a medalha de ouro na espada na Copa do Mundo Juvenil de Esgrima, na cidade de San Salvador, El Salvador. Na mesma competição, Fabrizio Larazoto, 19, ganhou a medalha de bronze. O campeonato foi disputado no último fim de semana.

Os dois atletas são beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura. Os esgrimistas são treinados pelo atleta curitibano olímpico Athos Schwantes.

“Nos dias 23 e 24 de novembro, Alexandre e Fabrizio vão disputar a etapa da Copa do Mundo de Esgrima na cidade de Berna, capital da Suíça”, explicou o treinador Athos.

Atualmente, dos nove melhores atletas do ranking brasileiro adulto de esgrima, cinco são de Curitiba e todos são beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.

Também participaram do encontro com o prefeito Rafael Greca os pais do menino Leonardo, Eduardo Espíndola e Selma Santos, e o diretor de Incentivo ao Esporte, Thiago Soares.

Incentivo ao Esporte

Criada em 2002, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e investe em atletas, paratletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

Neste ano estão sendo distribuídos R$ 3,6 milhões para 425 projetos esportivos em 45 modalidades diferentes. Aproximadamente dez mil pessoas estão sendo beneficiadas em Curitiba.

Imprimir | Voltar