Curitiba, 06 de dezembro de 2019

Pérolas do cinema mudo e filme sobre vampiros são os destaques da Cinemateca

14/08/2019

Os cinéfilos não podem perder as atrações da Cinemateca desta semana. Entre os destaques estão a seleção de curtas dirigidos pelos irmãos Lumière, pioneiros do cinema, e o longa O Garoto, clássico do cinema mudo com Charles Chaplin.

Realizados respectivamente entre o fim do século 18 e início do 20, os filmes serão exibidos pelo Cineclube do Atalante no sábado (17/8), às 16h, com entrada franca.

Outro destaque do espaço é a Sessão 35 Milímetros, que para este domingo (18/8) selecionou o longa mexicano O Mundo dos Vampiros. Rodado em 1961, o filme reúne os clichês das produções do gênero, como capas, sarcófagos, morcegos, aranhas e dentes postiços. A sessão começa às 19h, também com entrada franca.

A programação da Cinemateca também reserva a estreia de duas coproduções: o Antonio Um Dois Três, parceria entre Brasil e Portugal, e Ayka, rodado em conjunto entre Rússia, Alemanha, Polônia, Cazaquistão e China.

Os dois entram em cartaz na próxima quarta-feira (21/8), respectivamente às 16h e às 19h, e ficam até 1º de setembro. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).

Mais atrações

Também podem ser vistos na mesma sala a mostra Combo Drag Week 2019, com cinco curtas do Festival de Transformismo de mesmo nome. A exibição acontece somente na quinta-feira (15/8), às 19h.

Na sexta-feira (16/8), será a vez do também curta brasileiro de ação e comédia Palomita, feito por estudantes de pós-graduação em Cinema e Mercado Audiovisual da PUC/PR. A entrada é grátis.

Dentro da Retrospectiva Cine Tornado 2014, na próxima terça-feira (20/8), será a vez do longa Siza Vieira, o Arquitecto e a Velha Cidade, no mesmo horário. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora do Cine Tornado, Eveline Araújo.

Cine Guarani

No Portão Cultural, o Cine Guarani também apresenta duas estreias: o drama francês Maya e o filme de terror brasileiro Mal Nosso, em cartaz a partir desta quinta-feira (15/8). Os dois poderão ser vistos até 1º de setembro. Os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia entrada).

Nesta quinta-feira (15/8), às 14h, a sala também apresenta cinco curtas realizados por alunos do curso de cinema do Centro Europeu. Na próxima quarta-feira (21/8), às 13h30, será a vez do longa brasileiro Os Narradores de Javé - iniciativa do projeto Vivências e Convivências, da Fundação Cultural.

Mais detalhes sobre a programação dos cinemas da Prefeitura na Agenda Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br) .