Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 27 de janeiro de 2020
   

Última semana para votação da escolha do "Mérito Esportivo de Curitiba"

02/12/2019

 

Esta é a última semana para a população escolher os melhores atletas curitibanos de 2019. A votação do “Mérito Esportivo de Curitiba” é coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e segue aberta até sábado (7/12). Veja abaixo todos os indicados. 

A votação popular deve ser feita pelo link https://bit.ly/2O8eiii. 

Os atletas na disputa do Mérito Esportivo de Curitiba foram indicados pela Comissão de Incentivo ao Esporte de Curitiba, que conta com representantes da Prefeitura, atletas e entidades beneficiários do programa Municipal de Incentivo ao Esporte. 
Foram selecionados três atletas em seis categorias: atleta feminino, atleta masculino, paratleta feminino, paratleta masculino, curitibinha feminino e curitibinha masculino. 

Para votar é preciso escolher uma das opções em cada uma das seis categorias. O resultado final, com o vencedor de cada categoria escolhido pela votação popular, será divulgado no dia da cerimônia de entrega do Mérito Esportivo, no mês de dezembro, com data e local a serem definidos.

Atletas indicados

ATLETA FEMININO
 
BARBARA DE KASSIA GODOY DOMINGOS
GINÁSTICA RÍTMICA
A ginasta curitibana fez história ao conquistar em 2019 uma medalha de prata para a Ginástica Rítmica brasileira, na prova da fita, nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru, sendo a primeira medalha no Brasil nesta prova em Jogos Pan-Americanos.
 
ISABELA ANTONIETTO DE ABREU
PENTATLO MODERNO
A dupla formada pela curitibana Isabela Abreu e a pernambucana Priscila Oliveira conquistou em 2019 a medalha de bronze na prova de revezamento feminino do pentatlo moderno nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru. Essa foi uma conquista inédita para o Brasil.
 
FERNANDA DE GOEIJ
NATAÇÃO
Conquistou em 2019 a medalha de bronze no revezamento 4x100 Medley, nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru. Também nos jogos superou o recorde Sul-Americano disputando a prova dos 200 metros costas e fazendo seu melhor tempo nos 100m costas e nos 400 medley.
 
 
 
ATLETA MASCULINO
 
ALEXANDRE CERRI
STREET LUGE
Em 2019 conquistou 2 ouros no Campeonato World Roller Games em Barcelona, Espanha. Também conquistou a medalha de ouro, e o penta-campeonato, no Campeonato Askava Pro, em Teutônia-RS. Neste mesmo campeonato foi o atleta mais rápido de todas as categorias do evento com o tempo de 1min16s (2km de pista). Atualmente é o 3º atleta mais rápido do mundo na modalidade, com 161,67 Km/h.
 
RAPHAEL RACHED WINDMULLER
NATAÇÃO
Conquistou 2 medalhas de ouro (100m peito e 4x100 medley) e 1 medalha de prata prata nos 50m peito no Campeonato Mundial Escolar de Natação, realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2019.
 
ATHOS MARANGON SCHWANTES
ESGRIMA
Primeiro esgrimista olímpico brasileiro, com participação nos jogos olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016. Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Esgrima 2019, realizado em Curitiba. Conquistou a vaga para disputar o Pré-Olímpico para os jogos de Tokyo 2020.
 
 
 
PARATLETA MASCULINO
 
VITOR GONÇALVES TAVARES
PARABADMINTON
Medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2019 em Lima, Peru. Outros títulos em 2019:
Medalha de Ouro - YONEX Canada Para-Badminton International 2019 (Toronto / Canadá)
3 medalhas de BRONZE no TOTAL BWF Para-Badminton World Championship 2019 (Basel,Suíça)
Medalha de BRONZE no Hulic Daihatsu Japan Para-Badminton International (Evento teste das Paraolimpíadas – Tokyo / Japão)
 
 
 
DANIEL JORGE DA SILVA e ANDERSON RODRIGUES DOS SANTOS
VÔLEI SENTADO
Paratletas integrantes da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, com uma campanha impecável nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 em Lima - Peru, com 7 jogos e 7 vitórias, onde conquistaram para o Brasil o tetracampeonato Para-Panamericano da modalidade.
 
 
VINICIUS GUARIENTI
NATAÇÃO
Medalhista nos Jogos Paralímpicos Universitários, com 3 medalhas de ouro (100m borboleta, 100m costas e 200m medley). Medalha de bronze (100m costas) no 1º Campeonato Nacional Paradesportivo do Circuito Caixa. E medalha de prata (100m costas) no 2º Campeonato Nacional
Paradesportivo do Circuito Caixa.
 
 
PARATLETA FEMININO
 
TISBE DE SOUZA ANDRADE SILVA
NATAÇÃO
Conquistou o bronze na prova de 50m costas S4-5 FEM nos Jogos Parapan-Americanos em Lima, Peru. Superou por oito vezes o recorde brasileiro dos 50m costas.
 
 
MARIA LUIZA
TÊNIS DE MESA
Participou de 3 Paralimpíadas (Atlanta-USA -1996; Pequim/ China 2008 e Londres/Inglaterra 2012), 2 Campeonatos Mundiais (China-Taipé/Taiwan 2002; Montreux/Suíça 2006) e 3 Parapan-Americanos (Toronto/Canadá 2015; Guadalajara/ México 2011; Rio de Janeiro/RJ 2007). Em 2019 foi convocada para o Parapan-Americano em Lima/Peru, mas por motivo de lesão não pode participar.
 
 
CARMINHA CELESTINA DE OLIVEIRA
ESGRIMA
Em 2019 foi medalha de ouro na espada na I e II etapas do Circuito Nacional - São Paulo / SP. Em 2018 foi vice-campeã no Campeonato Parapan-Americano de esgrima, no Canadá.
 
 
 
CURITIBINHA MASCULINO
 
LEONARDO SANTOS ESPINDOLA DIAS
TRIATHLON
Idade: 10 anos
Tricampeão Brasileiro de Triathlon na Categoria 10 anos em 2019.
 
 
JOÃO EDUARDO SCHIESSL
TÊNIS DE CAMPO
Idade: 15 anos
Medalha de prata com a Seleção Paranaense de Tênis na Copa das Federações - 2019
Participação em diversas etapas dos circuitos ITF (mundial) e em torneios nacionais
 
 
LUAN CARLOS RODRIGUES
CICLISMO
Idade: 15 anos
Medalha de ouro (Race Juvenil), medalha de prata (Scratch Juvenil) e bronze (Keirin Juvenil) na Taça Brasil de Ciclismo, em Curitiba – 2019.
 
 
 
CURITIBINHA FEMININO
 
ISABELA ROMANICHEN
TÊNIS DE CAMPO
Idade: 15 anos
Em 2019 chegou à 4ª posição no Ranking Brasileiro. Campeã do Torneio Juniors Series 1000 FPT em Curitiba-PR, campeã Sul-Americana de duplas no Londrina Juniors Cup) e campeã de simples e duplas da Semana Guga Kuerten, em Florianópolis - SC (Torneio considerado o Grand Slam brasileiro).
 
ISADORA CARNIELLI
GINÁSTICA RÍTMICA
Idade: 12 anos
Com 12 anos, participou de 3 Sul-Americanos representando o Brasil. É integrante da Seleção Brasileira 2019 na categoria infantil e conquistou no Campeonato Sul-Americano Infantil - Lima/Peru, a medalha de ouro no individual geral e no aparelho mãos livres, a medalha de prata no aparelho fita, e ainda, a medalha de ouro no individual geral por equipe
 
JULIA DAS NEVES BOTEGA SOARES
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Idade: 14 anos
Em 2019, no Campeonato Brasileiro de Especialistas no Rio de Janeiro, conquistou o bronze na trave e no solo. No Campeonato Brasileiro Individual e por Equipe conquistou o 1º lugar individual geral de 13 a 15 anos e 1º lugar por equipe. No Campeonato Sul-Americano conquistou o 1º lugar Individual geral, o 1º solo e 1º lugar por equipe.
 

Imprimir | Voltar