Curitiba, 27 de janeiro de 2020

Empresário, dentista e comerciante são ganhadores do Nota Curitibana

05/12/2019

A Prefeitura promoveu, nesta quinta-feira (5/12), a entrega dos prêmios do 21º sorteio do Nota Curitibana, programa que incentiva a emissão de nota fiscal na área de serviços, contribui para inibir a sonegação de impostos e distribui prêmios para o contribuinte.

O prefeito Rafael Greca entregou o prêmio de R$ 50 mil para Adriana Mendes, que representou o marido, o empresário André Mendes, o segundo prêmio (R$ 20 mil) para o dentista Gustavo Silva de Lacerda e o terceiro (R$ 10 mil) para a comerciante Andreia Pelegrini Alvarenga Janz.

“Fico muito feliz que vocês tenham vindo receber o prêmio, que ajuda o município a aumentar a arrecadação. Vocês são o exemplo que se trata de um prêmio sério e que ainda ajuda a fazer o bem”, disse o prefeito.

As entidades indicadas pelos ganhadores foram Pequeno Cotolengo Dom Orione, com prêmio R$ 10 mil, e Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc), com R$ 5 mil. O sorteado para o primeiro prêmio não indicou nenhuma entidade.

Presente de Natal

Para os ganhadores, os prêmios vieram com gostinho de presente de Natal. “Vou visitar meu filho, que estuda medicina na Rússia. Agora vou poder aproveitar mais, passear mais”, comemorou Andreia Pelegrini, que mora em Santa Felicidade.

Para Gustavo Lacerda, morador do Seminário, o recurso vai ajudar pagar viagens da família, despesas de início de ano e ainda será usado para fazer uma poupança. “Foi uma boa surpresa. É a primeira vez que ganho um prêmio em dinheiro”, disse.

Esposa do ganhador do prêmio de R$ 50 mil, Adriana Mendes, moradora do bairro Mossunguê, diz que sempre pede CPF na nota em serviços de educação, médicos, cabeleireiros e pet shops.  “Não deu tempo de planejar o que vamos fazer com esse dinheiro, mas é um ótimo presente de Natal”, afirmou.

Para as entidades, é a oportunidade de ganhar um recurso extra. “Ele é importante porque é um recurso livre, que pode ser usado para comprar medicamento e na dieta dos assistidos”, diz Andrea Martinez, analista de desenvolvimento institucional do Pequeno Cotolengo, que completou 54 anos em 2019 e atende 216 pessoas.

Concorreram neste sorteio 1.309.839 bilhetes de 68.837 pessoas. As notas são referentes ao mês de setembro de 2019.

CPF na nota

O programa Nota Curitibana, lançado em 2018, já distribuiu R$ 5,115 milhões em prêmios e conta com 123.029 participantes cadastrados e 164 entidades no sistema. São 126.982 estabelecimentos emitentes de notas cadastrados.

Para participar dos sorteios do programa, o contribuinte precisa fazer um cadastro no site do Nota Curitibana (nota.curitiba.pr.gov.br) ou no aplicativo Nota Curitibana, disponível nos sistemas Android e iOS, e informar o CPF na emissão da nota fiscal.

É possível pedir o CPF na nota em estabelecimentos do setor de serviços, como oficinas mecânicas, escolas, cursos educacionais, academias, gráficas, salões de beleza, pet shops e estacionamentos, por exemplo.

A cada consumo do serviço é gerado um bilhete na primeira nota fiscal eletrônica do mês, independentemente do valor, e, na sequência, a cada R$ 50, com validade para o mês do respectivo sorteio.