Prefeitura de Curitiba

Portal Administrativo do Município

Curitiba, 03 de abril de 2020
   

Empresa cede contêiner para ambulatório temporário na UPA Tatuquara

25/03/2020
capa

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara ganhou um ambulatório temporário para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus. Ele vai funcionar dentro de um contêiner, cedido nesta terça-feira (24/3), pela empresa My Box Soluções Modulares.

Além de não trazer custos para o município, o contêiner poderá ser usado pelo tempo que a equipe da UPA julgar necessário. O transporte e a instalação do equipamento foram feitos gratuitamente pelas empresas Locart e Munck.

 

Contribuição

O coordenador médico da UPA Tatuquara, Alberto Filipak, diz que a utilização de consultório separado para atender a casos suspeitos leves aumenta a segurança na unidade.

Isso vale tanto para quem procura a UPA por suspeita de contágio pela Covid-19 quanto para os demais pacientes sem sintomas respiratórios.

“O contêiner permitirá um fluxo diferenciado para pacientes suspeitos, que serão atendidos separadamente, após passarem por uma triagem logo na chegada da unidade, em área ambiente, conforme protocolos”, explica Filipak.

O médico acrescenta que os casos moderados e graves serão direcionados para um setor isolado da UPA para evitar contaminação dos demais pacientes.

É importante esclarecer que o contêiner não é uma "UPA provisória" e nem foi concebido para isso. O equipamento vai apenas dar suporte ao atendimento na área da unidade, mas fora do prédio, conforme as medidas sanitárias.

Solidariedade

Os exemplos de solidariedade - e de reconhecimento - aos profissionais da Saúde se sucedem. Nesta segunda-feira (23/3), a UPA Tatuquara recebeu uma doação de hortifrútis de uma associação de moradores do bairro.

No último sábado (21/3), a UPA Cajuru recebeu doações de pizzas do restaurante Justino para os plantonistas da unidade.

Imprimir | Voltar